Tem que começar a fazer as coisas do cotidiano só.
Eu não largaria nada por causa de terceiros.
É mais vantajoso, inclusive, fazer amizades com quem realmente interessa: professores, profissionais relacionados a essa área, etc.
Vai por mim ainda recebe ajuda depois.
Autoconhecimento. Aprendi esse ano a sair sozinha e até fui para outro estado sozinha em uma excursão. Não é fácil mas a gente vai se acostumando pois chega uma hora que realmente não vai ter ninguém pra fazer as coisas pois muitos estarão com suas vidas feita já! Essa questão da graduação eu entendo pois durante o tempo de escola e depois de faculdade, ñ tinha colegas e vivia mais tempo sozinha do que acompanhada mas foque no seu objetivo e tente se aproximar pouco a pouco das pessoas.
Ninguém consegue ser feliz sozinho, o ser humano precisa de contato com outras pessoas, interagir, o ambiente influencia muito nisso, no caso que você falou, uma pessoa está na faculdade, não tem amigos, ninguém interage com ela, excluída, vai chegar um ponto que ela vai se sentir mal em ir todos os dias. Eu vivenciei isso ainda na escola, estudei 3 meses e saí, nem terminei o bimestre, porque me excluíam, não falavam comigo, me forçavam a fazer trabalhos sozinha, eu ficava constrangida e pensava “o que tem de errado comigo?”, tentava me aproximar, mas não falavam comigo, principalmente as meninas, nunca entendi o motivo, sempre fui sociável, estudiosa e não me considero feia fisicamente ou repugnante. Ninguém merece passar por situações assim, estar em um ambiente que não lhe cabe e que fazem você se sentir um lixo