Bem bem bem no brasil só vive quem é milionario e olhe lá , pq vc basicamente tem q viver como prisioneiro no condominio, com medo de assaltos e sequestro.
Mas pra uma pessoa sozinha acho q com 10k dá pra vc ter o minimo de dignidade. Isso sem filhos! A pessoa q tem filho no br com renda mensal inferior á 30k é psicopata.
Acho que vai da perspectiva de cada um, eu sempre fui um cara minimalista e viveria tranquilo com um valor abaixo do que você mencionou. Mas tem gente que acha pouco, outros acham demais, vai depender dos seus gostos.
As pessoas sempre vão acabar se adaptando ao salario, por menor ou maior que seja. Cheguei a viver com 1500, e era tranquilo. Fazia tudo que eu queria, mas nao sobrava nada no final do mês. Hoje ganho 11 mil, e continua a mesma coisa.
É difícil ser positivo no cenário atual... mas né, cada um sobrevive da melhor forma possível. Eu me considero financeiramente bem controlado e desta forma, quando comecei a trabalhar, conseguia sobreviver com um salário mínimo, claro, com alguns sacrifícios. Hoje graças a Deus minha vida tem melhorado bastante. Claro, vai depender também do custo de vida da pessoa, eu vejo uma porrada de gente financeiramente lascada querendo bancar de rica.
E na minha opinião, isso morando no interior de SP, sendo sozinho, ganhar pelo menos 3 mil é o suficiente pra você levar uma vida minimamente confortável. É claro, sem luxos!
Menos de 2 mil já começa a ficar complicado, mesmo sendo sozinho.
Acredito que morando em uma cidade grande, eu diria que o mínimo seria uns 4 mil, pelo menos.
8 mil é um salário relativamente bom, a pessoa não tem do que reclamar, já ganha mais do que 80% do povo brasileiro.