Jerusalém
15/08/2023 09h40
Para os israelenses, que é o que importa, a capital é Jerusalém, apesar de muitas embaixadas e algumas sedes de poder ficarem em Tel-Aviv, mas isso não significa muita coisa.
15/08/2023 09h40
"A capital, entretanto, não é um consenso internacional. Israel reivindica como tal a cidade de Jerusalém, cuja parcela oriental é disputada pela Palestina. A cidade de Tel Aviv, em contrapartida, abriga muitas embaixadas de outros países e é reconhecida como capital."

Veja mais sobre "Israel" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/israel.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/israel.htm
15/08/2023 11h35
O Estado de Israel sedia o governo e constitui Jerusalém como capital, mas alguns outros estados não reconhecem a capital como essa e outros nem reconhecem o Estado de Israel.
Dá pra ser imparcial dizendo que a capital de Israel é Jerusalém, mas não dizendo que Jerusalém é a capital de Israel. Pra essa segunda pergunta, seria imparcial responder que é a capital tanto de Israel (sendo esse um estado válido ou não) e da Palestina, aí cada um "escolhe" qual desses estados realmente é válido ou qual das duas reivindicações de capital é válida. A maioria dos países prefere deixar a embaixada em Tel-Aviv pra não entrar em conflito à toa, com o bônus de ser uma cidade mais segura.
15/08/2023 11h38
Depende de cada país. Uma forma de vc saber isso é onde cada país instala sua Embaixada. Digo isso pq as Embaixadas sempre ficam naquela cidade que é a capital(obviamente).

E para o Brasil, é Tel Aviv, pois é lá que tem a Embaixada do Brasil.
15/08/2023 14h34
Tel Aviv,eu acho
anônimo
15/08/2023 16h58
Haifa.
elas respondem
16/08/2023 07h50
Jerusalém