Pq as pessoas estão julgando o fato de você ter começado um relacionamento com alguém sem sentir nada pela pessoa, tendo gastado o tempo dela investindo em vc e ainda por cima dado esperanças ou a falsa impressão de que você sentia algo por ela em algum momento e não pelo término em si. Em suma, essa pessoa é demonizada por ter enganado alguém e ferido os sentimentos de alguém por um motivo egocêntrico ou narcisista de estar em um relacionamento.
Esse comportamento passa uma sensação de que tudo que o casal viveu junto foi uma ilusão, que não existia um sentimemto verdadeiro e também não é fácil ter que ver todo o tempo do relacionamento ser jogado no lixo do dia para a noite.
Imagine um homem que se relacionou com uma mulher por 6 anos e do nada decide terminar o relacionamento.
É mais ou menos isso... A impressão que passa é que esse "Homem" não conseguia ficar sozinho e preferiu iludir uma pessoa aleatória enquanto não achava alguém melhor, além de alimentar uma falsa esperança no outro, faz o outro se sentir insuficiente e culpado pelo que aconteceu.
Sem contar dos casos em que o "homem" aparece com uma namorada nova em menos de uma semana após o fim do relacionamento.
A sociedade prega um regime de "sacrifíco" , martírio , luta , conquista e convencimento (filmes , cultura geral , religiões) , isso acaba desencadeando uma percepção dicotomizada (tudo ou nada) da vida e onde se exagera seus efeitos , por ignorarmos toda uma gama de hipóteses que independentemente de justiça , preparo ou merecimento , nunca carregarão garantias