Eu particularmente acho errado dizer que a ciência teve culpa, uma vez que certas coisas nunca foram ciência. Na verdade a culpa era de certas pessoas e das suas ideologias cretinas. E por conta disso não se ligavam que estavam enviesado o resultado para justificar a visão que eles tinham do mundo. Fazer um experimento para provar um resultado não é ciência e pseudagem. O cientista de verdade faz a experiência e vê a que a natureza está dizendo e tem a humildade de admitir que o resultado nem sempre vai ser do seu agrado.

eles perguntam
1 9
elas respondem
anônima
19/08/2023 10h32
Interessante, quero link
eles respondem
19/08/2023 10h08
Eu como cientista acho certo dizer que ela teve culpa.

Se ela deixou preconceitos passarem, foi falha dela e dos cientistas. O dever dela então é admitir a culpa e prosseguir com seus estudos, e isso ela geralmente faz, então tudo ok. É esperado que o cientista tenha sua honestidade científica, se ele não tem, a falha é dele.
19/08/2023 10h13
Ciência teve culpa...
Essa frase é vazia.
anônimo
19/08/2023 10h24
Eu vi um documentário uma vez de um cientista que dizia que o cérebro de pessoas negras e pessoas brancas, apesar da semelhança são adépitos a funções neurológicamente diferentes....
De acordo com ele, os brancos teriam mais facilidade em ordenar e menas facilidade em seguir ordens e os negros seriam o oposto disso
19/08/2023 11h20
Na verdade tudo para existir acaba tendo que flertar com subsistemas sociais de poder , e se adaptar a algum aspecto dominante de sua era , é a regra do jogo para qualquer área . Nem a ciência, nem qualquer invenção humana é tão sagrada assim.