Como diz a frase: "Não há almoço grátis". A sociedade cada vez mais incentivada a defender apenas o interesse próprio e foda-se todo o resto. "E daí o próximo? Foda-se, primeiro eu." Como construir uma sociedade saudável dessa forma? Tudo girando em torno do capital, e essa mentalidade interfere até no nosso ciclo de convivência, você acaba sendo visto pelo o que você possui de valor e não pelo o que você é. Me diga o quanto você tem, e eu te direi o quanto você importa.

eles perguntam
3 7
elas respondem
21/08/2023 19h01
Infelizmente sim, eu tenho a mesma visão que você.
Não gosto do comunismo, mas acredito que as pessoas devem questionar mais o sistema em que vivem.
anônima
21/08/2023 18h56
E o que não é capitalismo seria o quê? Comunismo, sei lá? Pra mim isso é uma utopia.

NUNCA iremos chegar numa sociedade totalmente igualitária. Nós somos animais e nos desenvolvemos a partir da fome e do perigo. Criamos raízes nisso.

Certa vez eu vi um sobrevivente do holocausto que dizia: lá no campo de concentração passávamos tanta fome que você não consegue pensar em mais NADA, só em comer.

Ou seja, se o cara visse uma criança sendo estuprada com um pão na mão ele iria arrancar o pão e fugir. Não é falta apenas de caráter, é o INSTINTO ANIMAL apitando.
anônima
21/08/2023 20h26
A natureza é capitalista.
eles respondem
21/08/2023 18h54
Criticar é fácil. Ruim com o capitalismo, pior sem ele. A qualidade de vida melhorou muito com o capitalismo.
Está ruim da forma atual, qual solução você sugere?
anônimo
21/08/2023 18h56
Comece doando parte do seu salário com os pobres
21/08/2023 18h57
Quando o muro de Berlim caiu, pra que lado as pessoas correram?
21/08/2023 20h14
Em partes sim
21/08/2023 20h15
A chave para o socialismo está no autoritarismo e no medo por meio da força?
21/08/2023 20h25
Não. No respeito à dois pontos centrais da vida em sociedade, que deveriam ser inquestionáveis e intocáveis, que vêm antes do aspecto financeiro, antes de falarmos de dinheiro: respeito à individualidade de cada ser humano, em detrimento de coletivismo, segregação tribal da sociedade. E respeito às liberdades básicas, como a religiosa, de expressão, de imprensa, propriedade privada, econômica.
Liberdades essas que, as alternativas ao capitalismo sugeridas e/ou tentadas até o momento, não preservam. Pelo contrário, atacam, configurando o conceito de ditadura.
Algumas delas, produzindo uma carnificina com milhões de mortos por perseguição política, ou fome.

O capitalismo não é precisamente meritocrático, e nem promete isso. Mas também não faz a promessa rasa e impossível de extinguir a pobreza, como suas alternativas ditatoriais populistas.

Estou aberto à sugestões, principalmente uma que mantenha a proteção das liberdades básicas de uma democracia, mas abranja mais a meritocracia comparada ao capitalismo, expandindo oportunidades pra um número maior de pessoas. Mas enquanto as outras opções forem essas cancerígenas apresentadas até o momento, que ou tolhem liberdades configurando ditaduras, ou aumentam a pobreza na população, ou ambas, gerando uma catástrofe social com a soma ditadura + fome, eu e qualquer cérebro saudável bem-intencionado nem paramos pra pensar.