Há duas posições mais comentadas: a de Rousseau e a de Hobbes.

Rousseau irá dizer que o homem nasce bom, mas a maldade existente na sociedade o torna mau. Ele despreza os elementos genéticos e traz como valor apenas as experiências vividas pelo ser humano.

Em contraponto, Hobbes dirá que o homem nasce mau e será capaz de fazer qualquer coisa. Assim, o papel da sociedade é o de limitador dessa maldade, colocando os homens maus no caminho adequado para uma boa convivência social. Nesse caso, Hobbes traz como valor primordial na definição do ser humano o fator genético.

Há, ainda, a posição que junta tanto a teoria de Rousseau quanto a de Hobbes, que dirá que a conduta do homem é baseada nos fatores genéticos e também nos fatores culturais.

Na minha concepção, a posição de Hobbes faz mais sentido, podemos observar isso nos casos notórios de crianças, como o de Jon Venables e Robert Thompson, que cometeram atrocidades:

De certa forma, verifica-se que a genética influenciou o comportamento de tais crianças, seja pelo desenvolvimento de distúrbios mentais ou não. Então o homem teria em menor ou maior grau maldade, limitada pela moral, pelos costumes e pelas leis.

O que você é hoje, a maldade que você faz, na concepção de que nem todo mundo é completamente mal, mas também nem todo mundo é completamente bom, vem do que você é (genética) ou das experiências que viveu (cultura). O que limita você a fazer ou deixar de fazer algo reprovável socialmente?

Material de apoio e complementar:

elas perguntam
20 9
eles respondem
22/08/2023 12h20
Concordo mais com a posição de Hobbes, apesar de discordar na questão meramente genética. O indivíduo se forma mais pelo exemplo dos pais e o que recebeu deles. Por isso, gêmeos podem ter personalidades totalmente diferentes, embora seus DNA sejam quase idênticos. Quase nunca recebem as mesmas cargas de exemplos dos pais. Mas a genética influencia sim.

A posição de Rousseau me parece simplista e leviana demais. Pela lógica dele, todo pobre seria criminoso ou com tendências a cometer crimes. É com base nele que associam falsamente a desigualdade social ao crime, que certos grupos usam o argumento para passar pano para vagabundo. Aliás, é uma das maiores razões pelas quais há discriminação e preconceito com pessoas de baixa renda.
anônimo
22/08/2023 12h24
Hobbes >> Rousseau.

É claro que a sociedade pode induzir alguém a atos maus, mas foi a própria sociedade que definiu estes atos como maus, o que diminui sua ocorrência. Entre os homens das cavernas, estupro e homicídio não eram crimes e eram, inclusive, corriqueiros, do cotidiano.
22/08/2023 20h41
já nasce com o instinto, porem a sociedade q faz esse mau vir a tona.
22/08/2023 19h10
50/50. Há pessoas que nascem incapazes de ter empatia, laços emocionais e sentir remorso, enquanto outras são moldadas pelas circunstâncias de suas vidas.
22/08/2023 17h37
Concordo com Rousseau, o homem nasce bom e a sociedade acaba o corrompendo. Isto justifica porque muitos homens crescem machistas, resultado de uma sociedade enraizada por comportamentos do passado, o que acaba contaminando ele também. Felizmente, muitos homens não são corrompidos por isso por não serem piolhos (indo pela cabeça dos outros).
22/08/2023 17h33
O problema da visão de Rousseau e a de Hobbes é que eles ignoram o fato de que cada indivíduo é único, não se pode ser tão categórico em dizer que o homem nasce mau ou o homem nasce bom, no geral, já é complexo definir o que é bom e o que é mau, mas creio q temos o bem e o mal, não só um nem só o outro, o que vai determinar se somos mais bons ou maus (ou seja, qual "usamos" mais) serão diversos fatores, os principais serão o ambiente, nossa fisiologia (no caso, como pontuado, a genética) e nossa mente, nossa razão (por isso há livros de ética inteiros para isso, conselhos de bioética por exemplo), é uma questão complexa pois o "bem" e o "mal" serão manifestados em diferentes contextos, o que torna a resolução complexa, acho que primeiro pra resolver essa questão, precisamos resolver a questão do que é "bem" e "mal".
22/08/2023 15h28
Acredito que todos nascemos corrompidos por herança de Adão, conforme está escrito no Salmo 51:5.
Por mais bonzinhos que sejamos, ou boas ações que pratiquemos, ainda existe uma natureza caída que milita contra a vontade de Deus para cada um de nós. A única esperança que temos em relação a essa natureza está na pessoa de Jesus Cristo, que nos deu acesso à presença de Deus para que, pelo poder da sua graça, nos santifiquemos.
anônimo
22/08/2023 14h55
Ambas teorias estao certas,as vezes nossas experiencias moldam nosso carater
22/08/2023 14h43
A sociedade, o Estado, para Hobbes, exercer o papel paternal de proteger, tolher, limitar, vigiar e punir. O Estado é Deus.

“Dê-me sua liberdade, vós sois apenas crianças que não distinguem o bem e o mal, assim teremos nossa pacífica convivência.”

Mas quem se beneficia com tal passividade senão os que detêm o poder? E de onde ele tirou que os homens almejam paz?
anônimo
22/08/2023 12h31
Tirando alguns casos raros em que a genética supostamente pode influenciar o transtorno da personalidade antissocial(antiga psicopatia); eu penso que a maioria das pessoas nascem na verdade como uma folha em branco, segundo aqui a opinião de um terceiro filósofo do contrato social(Jonh Locke). Por isso que eu penso que a educação faz toda a diferença. E estatísticas demostram que quanto mais educação a pessoa teve, menos propensão ao crime.
anônimo
22/08/2023 12h23
O homem e a mulher já nasceram mal, somos malditos desde bebê, somos pecadores, ninguém é santo, um bebê com o tempo revela sua natureza pecaminosa, quando adulto o pecado florece, só Jesus foi santo, só Jesus pode salvar um pecador.
18/06/2024 20h39
Sob qual ótica você define o que é a bondade ou a maldade? Esse tema é bem complexo e profundo! Por exemplo, uma criança não tem consciência do que é o bem e o mal. Já quando temos consciência do que é certo ou errado, bom ou mal, faça-se a seguinte pergunta: "Porque ele fez esse bem ou esse mal? Com base na resposta, teremos mais clareza se nascemos bom e a sociedade nos corrompe ou se já nascemos mal e exercemos esse mal constantemente e somos bons apenas quando nos interessa.

Eu entendo que todos nós nascemos puros e com o passar do tempo, recebemos educação/orientação dos nossos pais/tutores, adaptamo-nos à sociedade e por vezes, pressionado pelo sistema. Ou seja, a pessoa se adapta e costuma agir de acordo com o local em que se desenvolveu da primeira infância até a fase adulta.
18/06/2024 20h12
A família e o exemplo dentro de casa interfere muito.
anônimo
18/06/2024 20h05
Nunca culpe a sociedade
22/08/2023 20h42
ele se corrompe
anônimo
22/08/2023 12h25
As mulheres nos corrompem. Está até na Bíblia.
elas respondem
22/08/2023 12h07
Acho que ambos viu!
22/08/2023 13h04
Acredito que nascemos puros, mas o inconsciente trás experiências do tempo que estávamos no ventre, isso é uma tese de Marstom. Essas experiências, acredito eu, que se ruins, ou boas, podem influenciar no caráter de cada indivíduo.
Só que vai do inconsciente, na formação, no desenvolvimento cognitivo.
22/08/2023 12h37
Eu concordo com Hobbes , mas Tanto um quanto outro é igualmente. As vezes as pessoas nascem mau por natureza, até quem é do sangue bom nasce ruim.
anônima
22/08/2023 12h29
Acho que é uma mistura das duas coisas, uma pessoa boa pode se tornar má por causa do meio em que vive, tanto q a maioria dos criminosos tiveram uma infância conturbada, mas uma pessoa que nasceu num lar estável também pode ser má por natureza, tipo o jeffrey dahmer.

Obs: tá bom q a vida dele não foi mt normalzinha, mas ele desde de cedo tinha um comportamento muito estranho; praticamente nasceu desse jeito.
22/08/2023 12h05
Acho é ambos

Porque aí irmãos seriam iguais dentro de certos parâmetros, o que não é verídico.
22/08/2023 13h21
Não estou a fim de discutir Ciência Política...boa noite...
22/08/2023 13h16
A sociedade o corrompe
anônima
22/08/2023 17h40
alguns nasce outros sao corrompidos
anônima
22/08/2023 13h19
O ser humano ja nasce mau existe criancas incapetadas que ate maltratam os animais e depois dizem que criancas sao inocentes eles nao tem maldade no coracao, vai tomar no cu por isso eu digo que prefiro ver uma criança sofrendo do que um animal, os animais sim nao tem maldade