eles respondem
Concordo mais com a posição de Hobbes, apesar de discordar na questão meramente genética. O indivíduo se forma mais pelo exemplo dos pais e o que recebeu deles. Por isso, gêmeos podem ter personalidades totalmente diferentes, embora seus DNA sejam quase idênticos. Quase nunca recebem as mesmas cargas de exemplos dos pais. Mas a genética influencia sim.
A posição de Rousseau me parece simplista e leviana demais. Pela lógica dele, todo pobre seria criminoso ou com tendências a cometer crimes. É com base nele que associam falsamente a desigualdade social ao crime, que certos grupos usam o argumento para passar pano para vagabundo. Aliás, é uma das maiores razões pelas quais há discriminação e preconceito com pessoas de baixa renda.
Hobbes >> Rousseau.
É claro que a sociedade pode induzir alguém a atos maus, mas foi a própria sociedade que definiu estes atos como maus, o que diminui sua ocorrência. Entre os homens das cavernas, estupro e homicídio não eram crimes e eram, inclusive, corriqueiros, do cotidiano.
já nasce com o instinto, porem a sociedade q faz esse mau vir a tona.
50/50. Há pessoas que nascem incapazes de ter empatia, laços emocionais e sentir remorso, enquanto outras são moldadas pelas circunstâncias de suas vidas.
Concordo com Rousseau, o homem nasce bom e a sociedade acaba o corrompendo. Isto justifica porque muitos homens crescem machistas, resultado de uma sociedade enraizada por comportamentos do passado, o que acaba contaminando ele também. Felizmente, muitos homens não são corrompidos por isso por não serem piolhos (indo pela cabeça dos outros).
O problema da visão de Rousseau e a de Hobbes é que eles ignoram o fato de que cada indivíduo é único, não se pode ser tão categórico em dizer que o homem nasce mau ou o homem nasce bom, no geral, já é complexo definir o que é bom e o que é mau, mas creio q temos o bem e o mal, não só um nem só o outro, o que vai determinar se somos mais bons ou maus (ou seja, qual "usamos" mais) serão diversos fatores, os principais serão o ambiente, nossa fisiologia (no caso, como pontuado, a genética) e nossa mente, nossa razão (por isso há livros de ética inteiros para isso, conselhos de bioética por exemplo), é uma questão complexa pois o "bem" e o "mal" serão manifestados em diferentes contextos, o que torna a resolução complexa, acho que primeiro pra resolver essa questão, precisamos resolver a questão do que é "bem" e "mal".
Acredito que todos nascemos corrompidos por herança de Adão, conforme está escrito no Salmo 51:5.
Por mais bonzinhos que sejamos, ou boas ações que pratiquemos, ainda existe uma natureza caída que milita contra a vontade de Deus para cada um de nós. A única esperança que temos em relação a essa natureza está na pessoa de Jesus Cristo, que nos deu acesso à presença de Deus para que, pelo poder da sua graça, nos santifiquemos.
Ambas teorias estao certas,as vezes nossas experiencias moldam nosso carater
A sociedade, o Estado, para Hobbes, exercer o papel paternal de proteger, tolher, limitar, vigiar e punir. O Estado é Deus.
“Dê-me sua liberdade, vós sois apenas crianças que não distinguem o bem e o mal, assim teremos nossa pacífica convivência.”
Mas quem se beneficia com tal passividade senão os que detêm o poder? E de onde ele tirou que os homens almejam paz?
Tirando alguns casos raros em que a genética supostamente pode influenciar o transtorno da personalidade antissocial(antiga psicopatia); eu penso que a maioria das pessoas nascem na verdade como uma folha em branco, segundo aqui a opinião de um terceiro filósofo do contrato social(Jonh Locke). Por isso que eu penso que a educação faz toda a diferença. E estatísticas demostram que quanto mais educação a pessoa teve, menos propensão ao crime.
O homem e a mulher já nasceram mal, somos malditos desde bebê, somos pecadores, ninguém é santo, um bebê com o tempo revela sua natureza pecaminosa, quando adulto o pecado florece, só Jesus foi santo, só Jesus pode salvar um pecador.
Sob qual ótica você define o que é a bondade ou a maldade? Esse tema é bem complexo e profundo! Por exemplo, uma criança não tem consciência do que é o bem e o mal. Já quando temos consciência do que é certo ou errado, bom ou mal, faça-se a seguinte pergunta: "Porque ele fez esse bem ou esse mal? Com base na resposta, teremos mais clareza se nascemos bom e a sociedade nos corrompe ou se já nascemos mal e exercemos esse mal constantemente e somos bons apenas quando nos interessa.
Eu entendo que todos nós nascemos puros e com o passar do tempo, recebemos educação/orientação dos nossos pais/tutores, adaptamo-nos à sociedade e por vezes, pressionado pelo sistema. Ou seja, a pessoa se adapta e costuma agir de acordo com o local em que se desenvolveu da primeira infância até a fase adulta.
A família e o exemplo dentro de casa interfere muito.
As mulheres nos corrompem. Está até na Bíblia.
elas respondem
Acredito que nascemos puros, mas o inconsciente trás experiências do tempo que estávamos no ventre, isso é uma tese de Marstom. Essas experiências, acredito eu, que se ruins, ou boas, podem influenciar no caráter de cada indivíduo.
Só que vai do inconsciente, na formação, no desenvolvimento cognitivo.
Eu concordo com Hobbes , mas Tanto um quanto outro é igualmente. As vezes as pessoas nascem mau por natureza, até quem é do sangue bom nasce ruim.
Acho que é uma mistura das duas coisas, uma pessoa boa pode se tornar má por causa do meio em que vive, tanto q a maioria dos criminosos tiveram uma infância conturbada, mas uma pessoa que nasceu num lar estável também pode ser má por natureza, tipo o jeffrey dahmer.
Obs: tá bom q a vida dele não foi mt normalzinha, mas ele desde de cedo tinha um comportamento muito estranho; praticamente nasceu desse jeito.
Acho é ambos
Porque aí irmãos seriam iguais dentro de certos parâmetros, o que não é verídico.
Não estou a fim de discutir Ciência Política...boa noite...
alguns nasce outros sao corrompidos
O ser humano ja nasce mau existe criancas incapetadas que ate maltratam os animais e depois dizem que criancas sao inocentes eles nao tem maldade no coracao, vai tomar no cu por isso eu digo que prefiro ver uma criança sofrendo do que um animal, os animais sim nao tem maldade