Você ficaria feliz por ontem ter tido o dia mais feliz de sua vida, ou triste por hoje estar tendo o dia mais triste de sua vida???

Creio que poucos escolheriam a primeira opção. É engraçado como pra gente o presente é só o que importa...

Ninguém irá ficar feliz por ter sido feliz ontem, anteontem, ou há 10 anos atrás. A felicidade só pode ser aplicada ao presente. Ou seja: se levarmos em consideração que o presente vira passado em um piscar de olhos, pode-se dizer que ninguém nunca é feliz.

"Ah, mas felicidade é apenas momentos"...

Então... isso só reforça ainda mais que ninguém nunca é feliz. É como se fossêmos remando e remando e no fim não chegamos a lugar nenhum, até porque o nosso última dia de vida não vai ser no passado ou no futuro, vai ser no presente.

E você pode até pensar assim: "Ah, mas se eu morrer daqui 50 anos então meu último dia de vida vai ser no futuro"...

Não. Você acha que seu último dia de vida vai ser no futuro porque você está se baseando no presente (futuro do presente) — e eis aqui mais uma prova de que o presente é apenas o que importa e que nossa vida se resume a ele.

Tem até uma citação de Schopenhauer que descreve isso muito bem (pelo menos é assim que eu vejo):

"Em primeiro lugar o homem nunca é feliz, passa a vida inteira lutando por algo que acha que vai fazê-lo feliz. Não consegue e, quando consegue, fica desapontado: ele é um náufrago e chega ao porto de destino sem mastros nem cordâmes. Não interessa mais se ele foi feliz ou infeliz, pois a vida foi sempre apenas o presente, que estava sempre sumindo e agora terminou".

eles perguntam
1 3
elas respondem
anônima
23/08/2023 23h39
Eu ficaria triste.
eles respondem
23/08/2023 23h57
Triste. Oq passou, passou. Oq importa é o momento presente
anônimo
24/08/2023 00h20
Ficaria puto