elas respondem
não. Tem coisas que acontecem que estão fora do nosso controle
Não
Se é por doença...
Pode haver técnicas e assim para ajudar, mas não é culpa.
A verdadeira depressão é uma doença muito grave e é óbvio que a pessoa depressiva não tem culpa por estar nesta situação...na maioria dos casos é de origem genética.
As pessoas confundem frescura com depressão.
Óbvio que não é. O problema é que as pessoas tratam depressão e tristeza como se fossem sinônimos, o que é grande erro. Tem gente que acha que uma pessoa com baixa autoestima ou insatisfeita com a vida está em depressão, mas isso está errado. Com essa confusão, muitos acham que depressão é algo que a própria pessoa pode controlar, mas não é assim.
Tem sim uma parcela de culpa.
Não acredito que tenha culpa..mas em alguns casos podem ser evitados.
em muito casos a depressão começa com com a ansiedade exacerbada que não é tratada, um Burnout não tratado, bullying, brigas. Ou derivados de outros transtornos,
Se é um problema causado pelos hormônios é pq não houve um tratamento correto.. em qualquer um desses casos acredito que a pessoa pode tentar falar com alguém, buscar ajuda médica profissional pra tratar.
Agora,se a depressão começou depois da perda de um ente querido, ou pelo surgimento de alguma doença da pessoa ou de um familiar, ou outras coisas que não podemos controlar.não tem como prever o ponto que vai chegar .
Mas se alguém não quer nunca chegar num estágio de depressão grave, procura fazer terapia,ter alguém pra falar é muito importante ( não subestimem o poder da terapia) façam exercícios, tratem suas ansiedades, durmam bem , tratem seus hormônios.evitem remoer sentimentos negativos sobre sí e pelos outros, não usem drogas,nem busque suicídio achando que vai acabar o sofrimento porque obviamente não vai..se cuidem.
Claro que não, várias coisas e acontecimentos podem levar a depressão.
Não é uma doença. Mas a pessoa tem que se ajudar pra sair dessa situação só remédios não cura tem que mudar a mentalidade também e fazer exercícios físicos.
Lógico que não. Porém, ele tem a escolha de querer sair dessa situação.
Claro que não,é algo que não pode ser controlado,se a pessoa tiver passando por uma fase mt ruim e complicada e não saber lidar pode acabar desenvolvendo depressão.
Não
Eu já tive depressão, e sei que ela vai tomando conta da pessoa aos poucos e não temos controle sobre isso.
eles respondem
Não, a depressão é uma doença silenciosa. Ataca sem ao menos percebermos.
Nem sempre. A doença real pode ter várias causas, inclusive, genéticas. Não há como evitar, logo, não há o que se falar em culpa.
Claro que frescuras e fraqueza de personalidade, errônea e frequentemente confundidas com "depressão", não se encaixam nisso.
Existe 2 tipos de depressão: a espiritual q ataca o espírito e vem do maligno e a "normal" que seria uma doença.
Acho q a pessoa n tem culpa de ter.
A espiritual fodeu ai tem q procurar ajuda na igreja, oração no rádio etc.
A "normal" vc tem q tentar se curar ou procurar ajuda, leia o livro o poder do consciente e tente usar em vc. Vc tem q se mexer mesmo q sem vontade
Depende do depressivo.
Existe um tipo de depressivo em específico que reparei recentemente neste fórum. Ela tem consciência da depressão, da dor emocional e das causas. Ela tem baixa autoestima e mesmo com inúmeras pessoas falando que não é feia, ignora completamente. Também faz muitas queixas sobre o quão triste e solitária é, também o quanto a falta de sucesso nos relacionamentos é um agravante da dor, com, novamente, palavras de conforto, conselhos e dicas de usuários sendo sumariamente ignorados.
É o tipo de depressivo que não quer ajuda, não quer mudar. Ela quer transformar a dor e a angústia em um estilo de vida: a lamentação eterna e a eterna desculpa para não agir. Não obstante, essa guria que observei faz com que os problemas pessoais extrapolem o indivíduo e atinjam diretamente outros, inclusive aqui, com perseguições e demonstrações excessivas de amor e quando não correspondidas, um ódio interminável.
Ela está acuada no edifício em chamas, e pular do 100º andar parece um desespero menor que as chamas. Mas ela ignora o socorrista que oferece uma saída pela escada.
Lógico.
Ele tem poder sobre os hormônios
Se esta falhando é porque ele é um inútil
Depende muito do contexto, mas em primeiro lugar, estar depressivo é apenas um estado temporário de tristeza. A depressão é uma doença mental grave que pode durar por muitos anos ou a vida toda.
Vamos supor que você tenha traído sua namorada, ela resolve terminar, mas vc se arrepende e sofre com a ausência dela, a princípio você se colocou nessa situação. A depressão já mais complicado, pois ela é ocasionada por uma multiplicidade de fatores, não necessariamente você tem culpa por ter a doença.
Eu me considero alguém depressivo, porém não tenho a doença, haja vista que a minha qualidade de vida não é afetada em nenhum aspecto. Francamente não sei se depressivo é o termo correto no meu caso. Talvez niilismo existencial seria mais conveniente.
Depressão tem causas químicas e genéticas, mas também pode ser influenciada pelo meio. Não é só ter boa vontade e pensar positivo como alguns imbecis acham.
Não é questão de culpa...
Depressão é doença e tem tratamento.
Tristeza é como um dia de chuva. Aprenda a gostar dos dias de chuva tanto quanto os dias de sol.
Sim, é o culpado de tudo.
Não. mais tem culpa quando tem consciência da causa de sua depressão, e não tenta fazer absolutamente nadá para tentar de alguma forma amenizar isso ao invés de ficar se vitimizando.