não. Tem coisas que acontecem que estão fora do nosso controle
24/08/2023 01h04
Não

Se é por doença...
Pode haver técnicas e assim para ajudar, mas não é culpa.
24/08/2023 07h30
A verdadeira depressão é uma doença muito grave e é óbvio que a pessoa depressiva não tem culpa por estar nesta situação...na maioria dos casos é de origem genética.

As pessoas confundem frescura com depressão.
anônima
24/08/2023 07h06
Óbvio que não é. O problema é que as pessoas tratam depressão e tristeza como se fossem sinônimos, o que é grande erro. Tem gente que acha que uma pessoa com baixa autoestima ou insatisfeita com a vida está em depressão, mas isso está errado. Com essa confusão, muitos acham que depressão é algo que a própria pessoa pode controlar, mas não é assim.
24/08/2023 02h24
Tem sim uma parcela de culpa.
24/08/2023 01h03
Acho que sim
anônima
24/08/2023 15h49
É culpado de permanecer
anônima
24/08/2023 12h04
Não acredito que tenha culpa..mas em alguns casos podem ser evitados.
em muito casos a depressão começa com com a ansiedade exacerbada que não é tratada, um Burnout não tratado, bullying, brigas. Ou derivados de outros transtornos,
Se é um problema causado pelos hormônios é pq não houve um tratamento correto.. em qualquer um desses casos acredito que a pessoa pode tentar falar com alguém, buscar ajuda médica profissional pra tratar.
Agora,se a depressão começou depois da perda de um ente querido, ou pelo surgimento de alguma doença da pessoa ou de um familiar, ou outras coisas que não podemos controlar.não tem como prever o ponto que vai chegar .

Mas se alguém não quer nunca chegar num estágio de depressão grave, procura fazer terapia,ter alguém pra falar é muito importante ( não subestimem o poder da terapia) façam exercícios, tratem suas ansiedades, durmam bem , tratem seus hormônios.evitem remoer sentimentos negativos sobre sí e pelos outros, não usem drogas,nem busque suicídio achando que vai acabar o sofrimento porque obviamente não vai..se cuidem.
24/08/2023 01h09
Claro que não, várias coisas e acontecimentos podem levar a depressão.
anônima
24/08/2023 15h41
Tem por tabela
anônima
24/08/2023 15h37
não.
24/08/2023 15h23
As vezes sim
24/08/2023 15h19
Não é uma doença. Mas a pessoa tem que se ajudar pra sair dessa situação só remédios não cura tem que mudar a mentalidade também e fazer exercícios físicos.
24/08/2023 06h41
não sei sua situação.
24/08/2023 12h02
Lógico que não. Porém, ele tem a escolha de querer sair dessa situação.
anônima
24/08/2023 11h40
Claro que não,é algo que não pode ser controlado,se a pessoa tiver passando por uma fase mt ruim e complicada e não saber lidar pode acabar desenvolvendo depressão.
anônima
24/08/2023 08h54
Não em toda situação
anônima
24/08/2023 08h26
Não
anônima
24/08/2023 07h59
Não
Eu já tive depressão, e sei que ela vai tomando conta da pessoa aos poucos e não temos controle sobre isso.
eles respondem
anônimo
24/08/2023 01h06
Não, a depressão é uma doença silenciosa. Ataca sem ao menos percebermos.
24/08/2023 11h39
Nem sempre. A doença real pode ter várias causas, inclusive, genéticas. Não há como evitar, logo, não há o que se falar em culpa.

Claro que frescuras e fraqueza de personalidade, errônea e frequentemente confundidas com "depressão", não se encaixam nisso.
anônimo
24/08/2023 01h36
Existe 2 tipos de depressão: a espiritual q ataca o espírito e vem do maligno e a "normal" que seria uma doença.

Acho q a pessoa n tem culpa de ter.

A espiritual fodeu ai tem q procurar ajuda na igreja, oração no rádio etc.

A "normal" vc tem q tentar se curar ou procurar ajuda, leia o livro o poder do consciente e tente usar em vc. Vc tem q se mexer mesmo q sem vontade
anônimo
24/08/2023 01h27
Depende do depressivo.

Existe um tipo de depressivo em específico que reparei recentemente neste fórum. Ela tem consciência da depressão, da dor emocional e das causas. Ela tem baixa autoestima e mesmo com inúmeras pessoas falando que não é feia, ignora completamente. Também faz muitas queixas sobre o quão triste e solitária é, também o quanto a falta de sucesso nos relacionamentos é um agravante da dor, com, novamente, palavras de conforto, conselhos e dicas de usuários sendo sumariamente ignorados.

É o tipo de depressivo que não quer ajuda, não quer mudar. Ela quer transformar a dor e a angústia em um estilo de vida: a lamentação eterna e a eterna desculpa para não agir. Não obstante, essa guria que observei faz com que os problemas pessoais extrapolem o indivíduo e atinjam diretamente outros, inclusive aqui, com perseguições e demonstrações excessivas de amor e quando não correspondidas, um ódio interminável.

Ela está acuada no edifício em chamas, e pular do 100º andar parece um desespero menor que as chamas. Mas ela ignora o socorrista que oferece uma saída pela escada.
24/08/2023 01h10
Lógico.
Ele tem poder sobre os hormônios
Se esta falhando é porque ele é um inútil
anônimo
24/08/2023 15h48
Depende muito do contexto, mas em primeiro lugar, estar depressivo é apenas um estado temporário de tristeza. A depressão é uma doença mental grave que pode durar por muitos anos ou a vida toda.

Vamos supor que você tenha traído sua namorada, ela resolve terminar, mas vc se arrepende e sofre com a ausência dela, a princípio você se colocou nessa situação. A depressão já mais complicado, pois ela é ocasionada por uma multiplicidade de fatores, não necessariamente você tem culpa por ter a doença.

Eu me considero alguém depressivo, porém não tenho a doença, haja vista que a minha qualidade de vida não é afetada em nenhum aspecto. Francamente não sei se depressivo é o termo correto no meu caso. Talvez niilismo existencial seria mais conveniente.
anônimo
24/08/2023 15h40
Tem toda a culpa.
24/08/2023 15h29
Depressão tem causas químicas e genéticas, mas também pode ser influenciada pelo meio. Não é só ter boa vontade e pensar positivo como alguns imbecis acham.
24/08/2023 15h27
As vezes sim
24/08/2023 15h11
Não é questão de culpa...
Depressão é doença e tem tratamento.
Tristeza é como um dia de chuva. Aprenda a gostar dos dias de chuva tanto quanto os dias de sol.
24/08/2023 01h28
A culpa é do depressivo
anônimo
24/08/2023 02h44
Sim, é o culpado de tudo.
anônimo
24/08/2023 02h46
Não. mais tem culpa quando tem consciência da causa de sua depressão, e não tenta fazer absolutamente nadá para tentar de alguma forma amenizar isso ao invés de ficar se vitimizando.