elas respondem
Lugar de doutrinação política-ideológica.
Estudo em uma e posso dizer que o ensino é ok, mas realmente existe muita doutrinação ideológica, mesmo em cursos de exatas.
tenho que ter opinião sobre?
Não sei sobre o quê exatamente você quer saber, mas estudei em uma.
Falta tudo, infraestrutura péssima, atraso do curso, nossa .
eles respondem
As melhores universidades do mundo são as pública-privadas, administração privada com algum apoio do governo. Nisso podemos englobar Harvard (US), Oxford (UK), e ETH (Suíça). É interessante notar que a maior parte das melhores universidades do mundo estão nos EUA ou no Reino Unido, e em ambas são escolas com administração privada e independente.
No Brasil, criou-se a equivocada ideia de que o setor privado está apenas atrás de lucro enquanto o governo está sempre (ou quase sempre) a favor das pessoas e das necessidades dos mais fracos. O que não é bem verdade na prática. Não vejo problema com universidades públicas, mas vale lembrar que mundialmente falando, as universidades públicas são as mais fracas em questão de estudo, pesquisa e desenvolvimento.
No Brasil, talvez com exceção da USP que é mantida pelo governo estadual de São Paulo, a Universidade do RJ, mantida pelo governo federal, e a universidade federal do Rio Grande do Sul, o resto não tem muita credibilidade. A UNICAMP também vem formando muitos talentos e investindo muito em pesquisas científicas.
Já as universidades privadas no Brasil são bem fraquinhas. É bom para adquirir o diploma, mas não contribui quase em nada para o Brasil e para o mundo no quesito pesquisa e desenvolvimento.
Sobre o porquê no Brasil as universidades privadas são inferiores às públicas ao contrário do resto do mundo eu não tenho muita certeza, mas acho que a burocracia e a falta de experiência com empresas público privadas como no mundo ocidental tem dificultado essa integração.
Falando da minha, excelente universidade com professores fodas. Falta estrutura (as vezes básica, como banheiros com qualidade) mas no geral é um local de muito aprendizado.
O estado de uma maneira geral nao tem que existir.
Nem deveriam existir.
Desperdício de recursos para manter um bando de playboy e patricinha militantes de esquerda que chegam ao absurdo de fazer "greve", atrapalhando quem realmente quer estudar. Demoram uma eternidade para se formar por causa de vagabundagem.
Para o governo, além de formar militantes de esquerda, serve para justificar aquelas licitações marotas e desvio de dinheiro roubado do povo, cuja a enorme maioria, jamais terá a remota chance de pisar em uma, o que não chega a ser ruim.
Os cursos de Humanas são TODOS lixo, sem exceção. Tem mais nome do que qualidade.
Os de Exatas e pesquisas nada mais são que boquinhas para vagabundos no estado. Tem sujeito barbado vivendo disso a mais de 10 anos. Nem médico demora tanto assim para se formar.
A boa notícia é que estão perdendo a relevância cada dia mais. O mercado de trabalho está exigindo outras habilidades e feitos, as pesquisas já podem ser feitas por instituições privadas.
As universidades públicas, sejam elas estaduais, sejam federais, são as melhores do país em rankings por 1 motivo (Um motivo): os melhores alunos estão lá.
Não são os professores que são pica das galáxias, não é a infraestrutura. É porque os melhores alunos estão lá. Os melhores alunos como um subconjunto de um conjunto composto também por alunos merdas, que geralmente estão em cursos de humanas.
Errado
Nao deveria existir nada público no Brasil
Tem que acabar com sus
Ótimos lugares pra ficar chapado
Tinha que privatizar tudo, acabar com Enem e qualquer tipo de vestibular. Só entraria quem pagasse preço full.
As universidades públicas quando tem o intuito de formar profissionais para se qualificarem numa determinada área, é algo a ser louvável. Por outro lado, quando o objetivo é criar uma geração de jovens militantes políticos que não tem interesse sequer em focar nos estudos, aí o modelo é péssimo e precisa de ajustes.
Não tenho muito como contribuir com opinião.
Acho um bom ambiente, que pode te proporcionar muitas oportunidades de crescimento pessoal e acadêmico.