Meu pai foi péssimo, apanhei muito, às vezes, de graça. Some-se a isso um alcoolismo. A falta de acolhimento nos faz ser mais duros na vida. Vc sente que não dá pra contar com a figura masculina.
Na verdade, acredito que acabam sendo femininas até demais, porque procuram em outros homens a referência paternal que não tiveram; e nisto, acabam se tornando muito sensíveis, carentes e buscam a proteção que nunca tiveram, muitas vezes acabam se iludindo e sendo vítimas de abusadores emocionais, devido a ânsia de equilibrar os dois polos dentro de si. A mulher busca no homem a sensação de poder tranquilizar-se, porque, justamente como você falou, ela está sempre tendo que fazer o papel masculino por si própria. Quando encontra um homem masculino, pode sentir-se tranquila quanto ao peso que carrega, porque sabe que o homem amado estará ali para dividir a carga e protegê-la quando precisa.
No meu caso e de outras amigas que eu tenho e que também são mais desfeminilizadas (eu não gosto de chamar de "masculinas") não é algo que ocorreu. Nossos pais foram bem presentes, o meu só se afastou de mim depois de adolescente.
E eu desde criança era chamada de "Maria João", "Maria sapatão", "Joãozinho". Era obrigada a usar determinados tipos de roupa, acessórios, ou seja, eu sempre fui assim.