A psicologia costuma dizer que o tipo de pessoa que facilmente irrita você nada mais é do que um sentimento ou traço da sua própria personalidade que você não consegue tolerar. Por isso, quando determinada pessoa toma uma atitude ou um pensamento que não nos agrada, um mecanismo de defesa é acionado: a irritabilidade, o desprezo, a raiva... Essa irritabilidade acarreta um pico emocional tão extremo que pode chegar a gerar estresse e ansiedade, além, claro, de atitudes desproporcionais como agressão física.

Em outras palavras, a pessoa que facilmente te irrita tem mais relação com o que você é do que com o que ela é. Dessa forma, podemos considerá-la como um espelho da nossa personalidade.

O exemplo mais clássico, com todo o respeito, é do homossexual enrustido que não se aceita e que odeia pessoas que são homossexuais assumidas.

Por que isso ocorre? Bem, alguns estudiosos dizem que essa reação está atrelada ao aspecto negativo da personalidade que a pessoa ignora, dessa forma, a pessoa se sente atraída em projetar esse fator negativo em outra pessoa.

Não reconhecer esse fator negativo na sua personalidade impede o desenvolvimento tanto no campo pessoal quanto profissional.

Portanto, quando nos colocamos na posição de julgador da personalidade ou do modo de viver da outra pessoa, estamos apenas exteriorizando comportamentos negativos presentes em nós mesmos. Logo, é importante exercer o respeito e a tolerância ao comportamento de cada indivíduo.

Por último, o exercício de verificar o que facilmente te irrita em outra pessoa é essencial para conseguirmos mudar os pontos negativos aparentes em nós seres humanos.

Bem, eu me irrito facilmente com pessoas que tentam agradar a todos, entretanto, tento todos os dias trabalhar esse aspecto da minha personalidade e ser um pouco mais tolerante, entender os motivos e o que está mal entendido dentro de mim.

E aí, o que facilmente irrita você na personalidade ou no modo de agir de outra pessoa?

elas perguntam
13 9
eles respondem
28/08/2023 13h06
A única pessoa capaz de me irritar é minha mãe.
Eu precisaria ser agredido fisicamente por um desconhecido para sentir alguma raiva, sou muito de boa com tudo.
28/08/2023 13h09
Gente forçada, extrovertida demais.
28/08/2023 13h11
Pessoas com voz muito fina e que falam alto, mas minha voz é grossa então essa teoria não se aplica a mim kkkkk
28/08/2023 22h17
O que me irrita... acho que pessoas que ficam com preguiça de pensar, porém tenho aprendido a lidar melhor com isso.
28/08/2023 21h30
Bebados,pessoas que falam o tempo todo,que querem ser o centro das atenções,que acham que sabem de tudo
28/08/2023 13h39
Isso aí me lembrou o filme fragmentados
28/08/2023 13h05
A psicologia costuma dizer...

Pessoa que é iludida assim já me irrita pois não tem pensamento próprio
anônimo
28/08/2023 15h23
Psicologia é pseudociência. Isso vale tanto quanto falar que cloroquina cura covid
anônimo
28/08/2023 13h11
Seu tipo.
28/08/2023 21h35
Não li
28/08/2023 23h33
Pessoas orgulhosas, arrogantes e metidas.
anônimo
28/08/2023 23h46
Pessoas vitimistas com baixa autoestima, reclamonas, preguiçosas e depressivas. E pqp, mermão, tu escreveu a bíblia inteira desgraça, sifude pouha
elas respondem
anônima
28/08/2023 13h08
Teimosas, intrometidas que entram na minha casa sem ser convidadas.
Me enche de perguntas pessoais
anônima
28/08/2023 15h20
Os egocêntricos
28/08/2023 15h17
Odeio quem pega no meu pé. E eu n acho q pego no pé dos outros nao
28/08/2023 15h16
Pessoas que não sabem conversarem. Vc fala algo e a pessoa fica com a boca aberta sem saber o que falar ou diz: ah! Legal! Poxa! Nossa!

Eu não sou assim de forma alguma. Sou boa de papo rs.
28/08/2023 13h38
Gente que gosta de ser o centro das atenções.
anônima
28/08/2023 13h11
Qualquer uma
28/08/2023 21h33
Não concordo com essa teoria pois o que me irrita é pessoa que se faz de boba e não sou desse tipo
28/08/2023 21h33
Gente que quer ser o centro das atenções...
29/08/2023 15h13
Gente que ri alto e come fazendo barulho