Cachorros amam quem faz bem a eles, não quem tem algo a oferecer. Seres humanos dificilmente chegarão a esse nível de sabedoria. Seres tão irracionais, mas tão fora da curva...
Caso eles não forem condicionados a serem violentos, a tendência é que sejam tranquilos e amigáveis. Eu estava lendo recentemente uma pesquisa de que cães podem reagir a certos estímulos com base no que ele foi ensinado diretamente/indiretamente pelo tutor. A exemplo disso são os casos em que os cães "causam racismo", isso ocorre quando os tutores agem de forma aversiva perante a certas pessoas e o cachorro acaba aprendendo isso. Ou seja, ao sair com frequência de uma calçada para a outra, porque o tutor viu uma pessoa preta e mudou de rota; movimentos com os braços (ex.:puxar o cachorro para perto), o cachorro vai reagindo perante ao que está sendo ensinado; gritar com frequência a alguém específico (o cachorro percebe e começa a assimilar a pessoa que está sofrendo o grito com pessoas semelhantes, etc. Nessa realidade, o cachorro tende a ser violento com pessoas as quais ele foi condicionado a temer. O dono/adestrador fomentam essa prática e o animal reproduz.
Às vezes nem percebemos certas atitudes, loucura!
Eles são seres muito puros e se apegam a todos mas sempre tem seus preferidos. A minha por ex é apegada a todos da casa até com minha mãe que maltrata ela mas comigo chega a ser assustador, ela grita horrores quando me vê saindo aí já ñ é saudável.