Nós vivemos diante de uma política capitalista: trabalhamos pra gerar emprego e renda para outras pessoas, pagamos impostos pra ajudar os mais pobres a receberem recursos públicos, sendo que estes também pagam impostos por tais motivos; o comunismo depende do capitalismo pra se enriquecer da economia gerada pela iniciativa privada (visando beneficiar toda a máquina pública).
A verdade é que sistemas como capitalismo ou comunismo ficaram no passado, nenhum país do mundo mais aplica isso nos dias de hoje, aliás nem faz sentido, a sociedade e a economia mudaram muito nas últimas décadas, hoje entramos na era digital/tecnológica, as pessoas estão saindo das fábricas e indo para o ambiente virtual, home office, marketing digital, influencer digital e etc... , o que democratizou bastante os meios de produção, enriquecimento e etc... Hoje, as pessoas mais ricas estão no meio da tecnologia, e não mais no setor de petróleo e etc.. como era de antemão.
As democracias desenvolvidas do mundo caminham para a social democracia, que é a junção do capitalismo liberal com planejamento social eficiente. É claro que ainda tem muito trabalho para fazer, mas há muitos países que venceram a pobreza e hoje mostram que é sim possível você adotar um modelo capitalista em conjunto com medidas sociais e ter um país rico e próspero. Nesse rol podemos citar países como Nova Zelândia, Dinamarca, Noruega, Suíça, Austrália, e até um pouco o Canadá.
São países que entregam alto IDH, educação eficiente, segurança de qualidade e saúde acessível, baixas taxas de desemprego. Ou seja, você só vira mendigo se você quiser.
Claro que sempre vai ter gente pra criticar tudo, outros por inveja vai dizer que ainda existem ricos e bla bla bla ... mas o problema não é existirem pessoas ricas, desde que elas enriqueceram legalmente, sem pisar na cabeça de ninguém é claro. O problema é que haja miséria no país, isso é um fator preocupante. Sobre classes privilegiadas ou não, isso sempre existiu e sempre vai existir, INDEPENDENTE do sistema socioeconômico que o país adote.