Serve exatamente para a empresa não contratar pessoas que acham isso uma coisa sem sentido.
Infelizmente na vida, enquanto alguns tem um entendimento mais autodidata sobre o mercado de trabalho, outros parecem engatinhar sobre o funcionamento dele. Para esses, só a prática ensinará diferente ou a autorreflexão.
Não sei você já foi dono de algum negócio, ou se já geriu uma boa quantidade de pessoas, mas estar do outro lado, ensina muito sobre o quanto é importante peneirar os recursos humanos. É o game. Não só pro capitalismo, mas pra vida, queremos sempre o melhor.
Então entre o candidato que demonstra entregar mais resultado, mais entrega e comprometimento e o que demonstra de cara que só quer fazer o feijão com arroz, ou até menos que isso, o primeiro prevalecerá.
Sem falar que a expectativa da empresa muitas vezes é aproveitar um recurso proativo destacado para assumir funções mais complexas, o que seria um perda de tempo e foco ao contratar o segundo.
Pra vida a gente sempre quer as melhores coisas e pessoas: a melhor esposa possível, o melhor carro, os melhores amigos...
É o game do mercado de trabalho, tem que saber jogar.
Tudo, claro, dentro do limite da dignidade humana e da saúde.
Se há candidatos em grande escala, e a empresa pode peneirar, assim como em qualquer outro lugar, os "piores" infelizmente ficarão para trás.
Não estou falando de você aqui, só respondendo de maneira universal.