Eu acho isso um papo torto que pode acabar enviezando pra ultranacionalismo babaca conservador hipócrita tipo Bozonarismo
Dito isso, é claro que nunca houve qualquer projeto nacional bom e a longo prazo em terras tupiniquins
anônimo
20/09/2023 09h16
'Sim, para mim o povo brasileiro não tem virtude
20/09/2023 09h43
Concordo plenamente.
20/09/2023 09h46
Concordo e acho melhor assim.
Sou anarcocapitalista, acho meio q besteira ser nacionalista, ainda mais quando a pessoa confia que o governo vá fazer algo positivo.
20/09/2023 10h29
É um país com diversas nações em seu interior. A confusão entre os dois conceitos é bastante comum.
País (ou pátria) é um território com instituições de estado e população constituídas.
Nação é um conjunto de indivíduos que compartilham os mesmos costumes, língua, crenças, não necessariamente dentro do mesmo país.

A Espanha é um país composto por várias nações. A Rússia, China, também.
A nação Guarani, por exemplo, está majoritariamente no Paraguay mas também se estende pelo sul da Bolívia que, inclusive, possui a língua guarani como uma de suas oficiais.

O Brasil é um país com várias nações. Não há como chamar de "mesma nação", o povo gaúcho e paraense, por exemplo. São costumes muito diferentes, assim como na Espanha, catalães e valencianos também são diferentes.
20/09/2023 13h06
Sem dúvida alguma.

Nenhum país rico e/ou desenvolvido no mundo cresceu sem uma união, um acordo nacional, mesmo que ideológica. Com exceção, talvez dos Estados Unidos, que é uma nação mais dividida, mas seus membros federados tem autonomia de governança. Mas ela tem uma ideologia mercadológica bem presente na cultura do país. O cidadão americano, por mais diferente que seja, possuí o espírito consumidor e empreendedor na veia

Um império dividido não sobrevive.

Por essa razão, não há nenhum exemplo de nação rica e desenvolvida que não tenha o nacionalismo, o orgulho pelo o que é nacional... Nos EUA, no Japão, na China, e demais países da Europa, todos possuem um forte apelo nacionalista em sua raiz.