Uma simples dor de dente por infecção dentária já era sua sentença de morte. Precoce e com sofrimento
Em geral, não era boa pra quase ninguém
20/09/2023 09h24
Na Europa sim. O pessoal não tomava banho direito, comiam alimentos estragados, só quem tinha acesso a educação eram os nobres e membros da igreja pois os livros eram muito caros e escritos a mão. Os que tinham melhores condições cagavam em um caixote e jogavam os excrementos pela janela. A vida das pessoas era trabalhar, comer e dormir, não tinham lazer, a criança assim que pudesse segurar uma ferramenta já ia trabalhar...
anônimo
20/09/2023 11h02
1. Não tinha saúde pública. Se cortar com uma faca acidentalmente já lhe causaria morrer de tétano, sem falar em infecções e apendicites e morte durante o parto.
2. Morrer de fome também era comum.
3. A parte da inquisição nem era o pior, porque a maioria das pessoas vivia em comunidades distantes, e a igreja era pouco atuante longe de centros.
4. Mas não havia ciência, então as pessoas REALMENTE acreditavam em vampiro, lobisomem, bruxa e fantasma, então passavam boa parte de suas noites apavoradas.
5. Noites essas carentes de luz elétrica.
6. Não havia estado de direito. A nação não servia para proteger seu povo, e sim para proteger seu governante. O vassalo (a pessoa comum) devia seu sustento ao suserano, então nunca teria lucro real, e sempre dependeria do humor deste.
7. A única vantagem verdadeira é que, sem a informação globalizada de hoje, as pessoas não recebiam uma enxurrada de notícias negativas. Elas só tinham que lidar com o que poderiam realmente lidar, e isso era um fator extremamente protetor à saúde mental delas. A depressão hoje tem raízes também em tecnologias que não existiam.
20/09/2023 09h22
Não sei, eu não tava vivo na época pra saber se era tão ruim assim.
20/09/2023 09h26
Doenças, igrejas controlando tudo, propagação da escassez - seja de alimentos e recursos básicos. Enfim, não foi muito diferente da nossa atualidade, mas com certeza era pior pelo fato de não poderem contestar os saberes da Igreja Católica e não possuírem acesso à tecnologia e, por conseguinte, melhores formas de atenuar a situação.
20/09/2023 09h30
Era melhor do que hoje.
20/09/2023 09h34
Na perspectiva de quem escuta sempre é pior, então se diziam ser um 10, podia ser um 9 ou um 9,5
20/09/2023 10h19
Gostaria de ter sido um cavaleiro.
20/09/2023 20h06
Sim,era uma merda
anônimo
20/09/2023 20h07
Pior. A idade das trevas foi a idade das trevas mesmo.
anônimo
20/09/2023 21h54
As pessoas eram mais fortes naquela época, diferente de hj em dia, que as palavras "machucam" mais que uma surra na boca, tudo umas fresca
elas respondem
anônima
20/09/2023 09h37
Era sim

A nojeira e falta de cuidados era absurdo
20/09/2023 09h23
Parece que aquele mito de "idade das trevas" está caindo. Estava longe de ser como hoje, mas não era tão ruim quanto diziam.
20/09/2023 21h11
Se comparada às comodidades que temos hoje sim.
20/09/2023 21h30
Era sofrida né? Imagine vc viver numa época onde não existia hospital, as pessoas não tinham nenhuma noção de higiene, as ruas tinham esgotos a céu aberto, as fezes eram jogadas pelas janelas das casas na rua.