Sim, na verdade, o sistema escravagista era um regime socioeconômico de épocas mais antigas. Antes de existirem funcionários e salários, dando liberdade e poder de escolha ao trabalhador. As pessoas eram presas em fazendas onde os patrões os faziam trabalhar o dia todo, sem direito a um salário e sem poder sair.
Hoje em dia, no mundo todo, há leis de trabalho que impedem certas condições como receber menos de um valor X e/ou carga horária acima do permitido, geralmente entre 8-10 horas, sem contar hora extra que geralmente varia entre 1 a 2 horas. Direito a descanso remunerado. E direito a pedir demissão, ou seja, muito diferente do regime escravagista da época. Fora que, na época, os escravos não tinham salário, eles basicamente só trabalhavam para ter uma roupa pra vestir, uma cama pra dormir e um alimento pra não morrer de fome e não podiam simplesmente ir embora.
Outra questão, é que não foram apenas os negros escravizados, diversos povos e tribos foram escravizados ao longo do tempo. Alguns tipos eram menos rigorosos e outros mais rigorosos. Tinham aqueles, inclusive, que se tornavam escravos para não morrer de fome. E ter um lugar onde ficar.
Muita gente reclama do porquê a bíblia não ter condenado a escravidão na época, mas a verdade é que não tinha muito o que fazer, as pessoas eram ignorantes e não sabiam viver sozinhas, e o modelo escravista era tipo cultural e aceito pra época. Muita gente que não era escravo ou dono de fazenda, morria de fome mesmo porque não sabia mais o que fazer ou onde trabalhar.