Sim, eu sabia. Desde que humanos começaram a se unir em uma única sociedade e começou ter guerras, a escravidão se tornou comun
anônimo
22/09/2023 13h24
Sim
22/09/2023 10h21
Acabei de ficar sabendo.
22/09/2023 02h28
Sim, na verdade, o sistema escravagista era um regime socioeconômico de épocas mais antigas. Antes de existirem funcionários e salários, dando liberdade e poder de escolha ao trabalhador. As pessoas eram presas em fazendas onde os patrões os faziam trabalhar o dia todo, sem direito a um salário e sem poder sair.

Hoje em dia, no mundo todo, há leis de trabalho que impedem certas condições como receber menos de um valor X e/ou carga horária acima do permitido, geralmente entre 8-10 horas, sem contar hora extra que geralmente varia entre 1 a 2 horas. Direito a descanso remunerado. E direito a pedir demissão, ou seja, muito diferente do regime escravagista da época. Fora que, na época, os escravos não tinham salário, eles basicamente só trabalhavam para ter uma roupa pra vestir, uma cama pra dormir e um alimento pra não morrer de fome e não podiam simplesmente ir embora.

Outra questão, é que não foram apenas os negros escravizados, diversos povos e tribos foram escravizados ao longo do tempo. Alguns tipos eram menos rigorosos e outros mais rigorosos. Tinham aqueles, inclusive, que se tornavam escravos para não morrer de fome. E ter um lugar onde ficar.

Muita gente reclama do porquê a bíblia não ter condenado a escravidão na época, mas a verdade é que não tinha muito o que fazer, as pessoas eram ignorantes e não sabiam viver sozinhas, e o modelo escravista era tipo cultural e aceito pra época. Muita gente que não era escravo ou dono de fazenda, morria de fome mesmo porque não sabia mais o que fazer ou onde trabalhar.
22/09/2023 07h47
Não sabia e continuo sem saber.
22/09/2023 10h23
Sim. A escravidão é um dos motivos para Cristo vir à terra.
22/09/2023 10h47
Tô sabendo agora
22/09/2023 13h24
Isso não existe.
22/09/2023 01h11
Sabia sim, e daí? Onde tu quer chegar com esse raciocínio?
22/09/2023 13h28
Escravidão existe desde o surgimento do ser humano.
anônimo
22/09/2023 14h14
Óbvio.
elas respondem
anônima
22/09/2023 13h35
Claro, lá na Mesopotâmia, por exemplo
22/09/2023 13h25
Sim sim. E um dos povos mais escravizados ao longo da história foram os judeus, os registros mais recentes datam da Segunda Guerra Mundial.
22/09/2023 01h03
Sim. Haviam muitas guerras e os inimigos capturados viravam escravos. O mundo era um caos, uma loucura e violência desenfreada.
anônima
22/09/2023 00h05
Sim, sabia. A humanidade se formou em cima de escravidão e massacres.
22/09/2023 00h03
Sim, eu sabia
anônima
22/09/2023 01h21
Sim, mas onde tú quer chegar com isso?