Eu tenho 18 anos, farei 19 em abril do ano que vem. Estou no supletivo e vou terminar no próximo ano, já tenho em mente a facul que quero cursar mas me disseram que seria bom fazer concurso antes e trabalhar concursada.
Sou de uma família um pouco conservadora, meus pais sempre me protegeram muito. Não que tenhamos muita proximidade, somos distantes apesar de morarmos juntos e já tivemos conflitos por conta de alguns traumas que eles tem da infância.
Tinha planejado fazer faculdade no nordeste, porque lá eu tenho mais liberdade porém, lá todas são em tempo integral e ficam em recife a maioria. Seriam horas de viagem num ônibus.
Já no estado em que estou, seria entre 2h ou menos.
Sei ir na padaria daqui da rua, comprar coisas, cozinha, sou organizada e limpinha. faço perguntas para saber onde estou quando ando.
Mas nunca fui para muito longe, peguei ônibus, van e etc sozinha.
Vou começar a malhar também para aliviar minha cabeça. Meu tio se operou e eu estou limpando a minha casa e a da minha vó. Todo dia.
Também pretendo trabalhar, para ter o meu dinheiro e começar a juntar.

Como faz pra sair sozinha?
quais cuidados devo ter?
como devo pegar transportes?
oque devo evitar?
é verdade que o primeiro emprego é sempre ruim?
como se portar num emprego?
Como evitar passar por situações perigosas?

Não me julguem, por favor! obrigada desde já!

elas perguntam
8 3
eles respondem
24/09/2023 20h35
Se lembrar que você está sozinha no mundo, não sentirá que está "abandonando suas raízes" ou arriscando demais, qualquer novo lugar será tão cômodo quanto o que está agora.
24/09/2023 20h38
São pequenos cuidados que fazem a diferença.
Planeje suas saídas, compartilhe seu itinerário com alguém de confiança, esteja ciente dos horários de transporte, evite áreas desertas à noite, mantenha-se atenta ao entorno, recuse caronas de estranhos, seja disposta a aprender no primeiro emprego, seja pontual, respeitosa e informe-se sobre direitos trabalhistas. Confie em seu instinto e, se algo parecer suspeito, peça ajuda imediatamente.
anônimo
24/09/2023 21h02
Mentira
24/09/2023 21h08
Como faz pra sair sozinha? // Vá aos poucos, conheça os lugares principais (padarias, mercados etc), e dps expanda pra cinema etc

quais cuidados devo ter? // Com tudo q for potencial perigo: estranhos, comida de estranhos, lugares esquisitos (q parecem perigosos: mal iluminados, sem câmeras, pouca movimentação etc), com o trânsito etc

como devo pegar transportes? // Tenta conseguir os horários dos ônibus e saber as passagens, vc pode usar Uber ou 99, trem...

oque devo evitar? // Tudo q falei anteriormente (estranhos, lugares esquisitos etc), só seja extremamente fechada, networking é importante, mas seja extremamente seletiva e super atenciosa nos detalhes pra n ser enganada ou manipulada

é verdade que o primeiro emprego é sempre ruim? // Todo emprego q se trabalha de maneira exaustiva e q vc nem gosta é ruim (ou seja, todos os trabalhos CLTs)

como se portar num emprego? / Ser pontual, fazer oq se manda e não arrumar confusão, amores etc lá

Como evitar passar por situações perigosas? // Já falei anteriormente (evitar lugares perigosos, estranhos e esquisitos etc), busque não ficar tão tarde da noite por aí, e ficar preparada (se der, busque aprender artes marciais como Krav Maga, use spray de pimenta, canivete etc), e sempre fique atenta aos arredores, se ver pessoas mal encaradas vindo pra sua direção, mude de rota (digo, se der, entre em outra rua, se for estranho dms, dê meia volta e entre em qualquer rua o mais rápido possível, sempre se atentando a movimentação do sujeito)
24/09/2023 21h08
Tudo bem, não vou julgar.

É complicado responder isso tudo mas.vou tentar.

1) Tente fazer amizades.
Acho melhor vc sair com alguém, tipo amigos, pra ganhar experiência.
Acho que não tem como alguém te ensinar tudo num só texto.
Acho que nem um livro inteiro ia te preparar para o que vc vai encontrar noitada afora.

2) não é que primeiro emprego seja ruim, é que as vezes vc acaba arrumando um trabalho que além de vc não gostar, é tudo novidade, a coisa toda é inédita pra vc.

Basicamente é isso.
Sobre como se portar no emprego...uma dica valiosa.....
No trabalho ninguém é teu amigo, é tudo filho da puta um querendo fuder o outro a troco de nada. Monte de gente fazendo fofoca pro patrão, entregando tudo de errado que vc faz e muitas vezes deduram até o que vc faz.
Sério, não confie em ninguém, não conte sobre sua vida pessoal pra ninguém no trabalho.

Já exceções, mas até vc aprender a ver se baseie na regra.
Justamente por vc nunca ter trabalhado, viver dentro de casa os mais expertos vão notar a tua ingenuidade só de olhar pra rua cara e vão queimar vc pra chefia só pra se fazer de bom moço (a). Certeza que vão se aproximar de vc com maldade.
anônimo
24/09/2023 21h12
Não tem porque fazer isso tudo se pode trabalhar de sua casa com um simples notebook, já pensou nesta opção?
anônimo
24/09/2023 21h46
Texto demais
elas respondem
24/09/2023 20h39
Como faz pra sair sozinha? Vai saindo aos poucos sozinha, indo no cinema, exemplo pra ir se acostumando.
quais cuidados devo ter?
como devo pegar transportes? Tenta fazer amizade com algm q vc sente perto no ônibus e q seja mulher. N sente perto de homem não.
oque devo evitar? Bebidas, drogas, baladas.
é verdade que o primeiro emprego é sempre ruim? Todo emprego de CLT è ruim.
como se portar num emprego? Não fale mal de ngm e não confie em ninguém.
Como evitar passar por situações perigosas? Não fazendo amizades erradas, bebendo, indo em lugares perigosos.
N recomendo faculdade integral, e sim acho melhor vc passar em concurso e depois fazer facu em uma estácio da vida.
24/09/2023 20h41
Como faz pra sair sozinha? Antes, sempre deixe alguém informado para onde vai.

quais cuidados devo ter? Cuidado com estranhos, não aceite bebida/carona de desconhecidos.

como devo pegar transportes? Vc pode pegar um uber (baixe o aplicativo) ou bus (procure uma parada perto de sua casa).

oque devo evitar? Cuidado com estranhos, não aceite bebida/carona de desconhecidos.

é verdade que o primeiro emprego é sempre ruim?
As vezes, sim, as vezes, não.

como se portar num emprego? seja educada e prestativa.

Como evitar passar por situações perigosas? Cuidado com itens pessoais, não fique mexendo no celular/carteira no meio da rua.

Espero q ajude!
anônima
24/09/2023 20h53
Se puder evite a todo custo sentar ao lado de um homem numa viagem longa. Cuidado com bebidas alcoólicas, sempre que for ao banheiro deixa o copo vazio, diga que seu pai é policial se alguém ficar lhe perguntando muito, não fala da sua vida pessoal, inventa uma personagem com dados falsos. No trabalho seja pontual, vá bem vestida e mostre interesse em aprender. O resto é andar sempre atenta, investir em artes marciais se preciso. Spray de pimenta.