Y é vogal pois tem som de i. Não é consoante como dizem por aí.

W é vogal (por ter som de U) em algumas ocasiões e consoante (por ter som de V) em outras.

L é vogal (por ter som de U) em algumas ocasiões e consoante (por ter som de L) em outras.

H é letra-muda, por não ter som nenhum. Não é consoante como dizem por aí.

eles perguntam
2 10
elas respondem
anônima
26/09/2023 15h39
Não concordo.
anônima
27/09/2023 00h24
Y ser vogal eu até concordo
Mas L e W nao, se fosse assim o M/N teria que ser vogal tbm... (afinal AM/AN..EM/EN..OM/ON.. no final da palavra são ditongo), o M/N tem som de vogal. Ex: Bombom(u), tambem(i), mamam(u).
eles respondem
anônimo
27/09/2023 00h07
Tá mais do que certo, os professores de português nos enganaram quando disseram que Y e H são consoantes (sendo que Y realmente é vogal e H realmente é letra-muda) e que W e L são apenas consoantes (realmente são consoantes, mas são vogais também).
anônimo
27/09/2023 03h29
Realmente é verdade, nem havia notado isso.
27/09/2023 08h14
Concordo demais.
anônimo
29/09/2023 00h16
E namora com F
K, W e Y são irmãos
M e N é um casal lésbico
P é uma patricinha super metida
R e S fazem bullying com geral
A se acha
Z é depressivo.
anônimo
26/09/2023 15h40
É isso mesmo. E Q não existe se não for seguido de U.
anônimo
26/09/2023 15h41
L tem som proprio antes do portugues moderno.
anônimo
26/09/2023 15h49
Considero erro de português pronunciar o L com som de U quando aquele no final da palavra
26/09/2023 17h19
Mais ou menos.
W pode ser vogal (é em galês), semi-vogal (é no inglês), ou consoante pura (é no alemão).
Y pode ser vogal (é no inglês, norueguês) ou semi-vogal (é no inglês também).
Não vale a pena analisar o papel de W e Y no português porque são letras usadas só em empréstimos.
O L sim pode ser analisado no português.
Ele é uma consoante, mas na maioria dos dialetos é pronunciada como um u no final de uma sílaba.
Isso é importante: no final de uma sílaba. Nunca sendo o centro da sílaba. Isso que significa ser uma semi-vogal. A vogal só é vogal quando é o centro da sílaba. Exemplo: sinal (o centro da sílaba "nal" é a vogal "a").
O H é uma consoante na tradição portuguesa, mas ela não faz papel de consonante, então nesse caso tá totalmente certo. Ela só é chamada de consoante por causa da tradição.
anônimo
29/09/2023 00h10
Concordo demais.