Quero fazer um vídeo do YouTube disso (para pôr em meu canal)!

Só me lembro de dois casos (mas é possível que existam muitos outros...):

Desanimado e inanimado: a primeira se refere a alguém sem ânimo; desmotivado; para baixo; parecendo morto, já a segunda se refere a alguém ou algo sem vida; exemplos: uma cadeira, um prédio, uma montanha, uma árvore ou um carro.

Desumano e inumano: a primeira se refere a alguém que não tem humanismo; que pratica a desumanidade; que não parece pertencer à humanidade, já a segunda se refere a alguém ou algo que não seja da espécie humana ou da raça humana; exemplos: uma divindade, um robô, um animal, um mutante, um alienígena, um feiticeiro, um meta-humano ou uma entidade pós-existencial.

Daí, vejam quem de vocês sabe de outros casos desse jeito ou nesse sentido... fui ao Google ver se podia encontrar mais exemplos... mas nada apareceu! Nisso, estou em busca de mais casos agora... vão citando os que já conhecem!

eles perguntam
1 4
elas respondem
28/09/2023 11h31
os exemplos que vc deu não tem significados tão diferentes assim... vc tem exemplos até da mesma palavra significando coisas completamente diferentes como Manga (fruta e parte de uma roupa), Vale (do verbo valer e vale de local verde/natural), Meia (de metade e peça de roupa), Colher (talher e coletar)...tb tem palavras com som igual mas grafia diferente significando coisas diferentes como Xeque e Cheque, Sinto e Cinto, Conserto e Concerto, Sessão e Seção... enfim, essas q vc citou tem significados bem parecidos.
eles respondem
28/09/2023 11h22
Manda o link do canal ae
28/09/2023 11h32
Não são palavras distintas.