eles respondem
Eu acho, o Brasil possui muitas diferenças culturais, sociais e econômicas entre as regiões, e o pior é que parece que nenhuma vive bem com a outra, sabe?
A mentalidade nordestina é outra bem diferente do sulista, que ambos se diferem da pegada do sudeste.
Tu pega o sudeste, por exemplo, especialmente São Paulo, queremos liberdade econômica, empresas operando, empreendedorismo, capital privado, e etc.... O estado tem que olhar só para o essencial, o resto deixe com as empresas privadas.
No norte e nordeste, os caras querem mais um estado assistencialista, que fique subsidiando as coisas, e não tem problema nenhum nisso, mas é algo diferente do que outros estados querem. Por que os estados do nordeste sempre votam no PT ou partidos a esquerda? Porque eles querem que o estado tenha mais poder e influência na vida das pessoas e das empresas. O nordestino gosta de um estado mais grande, e que se intrometa na economia.
Dai vamos para o sul, povo mais conservador, mas também com pensamentos mais social-democrata. A galera ali quer algo mais tradicional, uma economia mais social, sem ser liberal, mas também sem tanto intervencionismo. A mentalidade do sul é mais parecida com a economia europeia, welfare state.
Para além da regionalização oficial adotada pelo IBGE, houve outros debates e iniciativas de caracterização do país levando em conta outros aspectos, como a proposta pelo Pedro Pinchas Geiger ou por Milton Santos e Maria Laura Silveira. É válido e benéfico ter este espaço de diálogo, afinal o Brasil é um país muito vasto e heterogêneo, de alta complexidade e necessidades variadas ao longo do território.
Porém, o que eu acho mais urgente não é propriamente isso, a divisão atual do território. O mais necessário acredito que seja uma reforma tributária eficiente, de modo que permita os estados terem maior capacidade orçamentária em detrimento de repassarem altas porcentagens à União, resultando em assimetrias e desigualdades, o que acarreta em dificuldades na gestão.
Também pode se debater acerca de uma reforma administrativa, e outras mais reformas as quais são muito bem-vindas e necessárias, a observar o atual cenário nacional.
Acho que Fernando de Noronha deveria ser anexada a SP com transporte intermunicipal subsidiado pelo governo do estado, mesmo que seja através de avião
Foi um processo histórico, mudar não vai resolver nenhum dos nosso problemas, só tempo perdido.
Não sei se deveria separar geograficamente, mas sim conforme a produtividade de cada estado, hoje 4 ou 5 estados realmente produzem e trabalham e não ficam com quase nada, isso porque tem que sustentar o restante que querem ficar pescando ou deitados na rede, fazendo 10 filhos para receber mais bolsa família.
Perda de tempo reavaliar isso.
Tanto faz, o Brasil é um país com um modelo totalmente falido, feito para sugar dinheiro, nunca dará certo!
Não. Quanto mais Estados, mais gastos públicos. E as regiões são muito mais um perfil antropológico e cultural que uma divisão administrativa.
Paraná e mato grosso do sul deveriam ser do sudeste.
Sim, o sul deveria se separar
Deveria falir o país todo.
Sou a favor d+
Ou que pelo menos cada estado seja governado de maneira independente igual o United States.