Não. Deixe como está.
eles respondem
03/10/2023 02h56
Eu acho, o Brasil possui muitas diferenças culturais, sociais e econômicas entre as regiões, e o pior é que parece que nenhuma vive bem com a outra, sabe?

A mentalidade nordestina é outra bem diferente do sulista, que ambos se diferem da pegada do sudeste.

Tu pega o sudeste, por exemplo, especialmente São Paulo, queremos liberdade econômica, empresas operando, empreendedorismo, capital privado, e etc.... O estado tem que olhar só para o essencial, o resto deixe com as empresas privadas.

No norte e nordeste, os caras querem mais um estado assistencialista, que fique subsidiando as coisas, e não tem problema nenhum nisso, mas é algo diferente do que outros estados querem. Por que os estados do nordeste sempre votam no PT ou partidos a esquerda? Porque eles querem que o estado tenha mais poder e influência na vida das pessoas e das empresas. O nordestino gosta de um estado mais grande, e que se intrometa na economia.

Dai vamos para o sul, povo mais conservador, mas também com pensamentos mais social-democrata. A galera ali quer algo mais tradicional, uma economia mais social, sem ser liberal, mas também sem tanto intervencionismo. A mentalidade do sul é mais parecida com a economia europeia, welfare state.
02/10/2023 20h31
Deveria ser destruído
02/10/2023 21h00
Para além da regionalização oficial adotada pelo IBGE, houve outros debates e iniciativas de caracterização do país levando em conta outros aspectos, como a proposta pelo Pedro Pinchas Geiger ou por Milton Santos e Maria Laura Silveira. É válido e benéfico ter este espaço de diálogo, afinal o Brasil é um país muito vasto e heterogêneo, de alta complexidade e necessidades variadas ao longo do território.

Porém, o que eu acho mais urgente não é propriamente isso, a divisão atual do território. O mais necessário acredito que seja uma reforma tributária eficiente, de modo que permita os estados terem maior capacidade orçamentária em detrimento de repassarem altas porcentagens à União, resultando em assimetrias e desigualdades, o que acarreta em dificuldades na gestão.

Também pode se debater acerca de uma reforma administrativa, e outras mais reformas as quais são muito bem-vindas e necessárias, a observar o atual cenário nacional.
02/10/2023 20h53
Acho que Fernando de Noronha deveria ser anexada a SP com transporte intermunicipal subsidiado pelo governo do estado, mesmo que seja através de avião
02/10/2023 22h25
Foi um processo histórico, mudar não vai resolver nenhum dos nosso problemas, só tempo perdido.
anônimo
03/10/2023 11h49
Não sei se deveria separar geograficamente, mas sim conforme a produtividade de cada estado, hoje 4 ou 5 estados realmente produzem e trabalham e não ficam com quase nada, isso porque tem que sustentar o restante que querem ficar pescando ou deitados na rede, fazendo 10 filhos para receber mais bolsa família.
03/10/2023 10h34
Perda de tempo reavaliar isso.
anônimo
03/10/2023 08h09
Tanto faz, o Brasil é um país com um modelo totalmente falido, feito para sugar dinheiro, nunca dará certo!
anônimo
03/10/2023 07h55
Não. Quanto mais Estados, mais gastos públicos. E as regiões são muito mais um perfil antropológico e cultural que uma divisão administrativa.
02/10/2023 22h33
Os EUA iriam adorar.
02/10/2023 22h28
Paraná e mato grosso do sul deveriam ser do sudeste.
anônimo
02/10/2023 20h21
Sim, o sul deveria se separar
02/10/2023 21h01
Deveria falir o país todo.
anônimo
02/10/2023 20h47
Tem que ser vendido.
02/10/2023 20h46
Não tenho opinião
anônimo
02/10/2023 20h25
Eu mudaria para o Sul
02/10/2023 20h24
Sou a favor d+

Ou que pelo menos cada estado seja governado de maneira independente igual o United States.