Tinha muito filme americano assim nos anos 80. Atores negros não tinham lugar de destaque, então a Motown (que tb tinha sua divisão de gravadora e focava nos cantores negros como Diana Ross, Marvin Gaye e Michael Jackson, etc) começou a produzir filmes onde o elenco fosse em sua maioria artistas negros.
Um dos mais divertidos pra quem viveu a infância e adolescência nos anos 90 era O Ultimo Dragão. Os efeitos eram horríveis, mas o filme era super divertido.
Eu acho besteira e forçado, a sociedade é formada por brancos, negros e asiáticos e não só por negros. Há muitos filmes com negros que fazem sucesso sem precisar disso. Eu corro de filmes muito apelativos assim.
Não vejo problema algum. O que não gosto é quando colocam "lacração", como a imagem de que todo branco(a) é racista. Cara, existe racismo de negro com negro, principalmente quando um é mais claro que o outro ou possui traços mais "finos". E a maioria das pessoas brancas não são racistas, se fossem, a escravidão não teria acabado. Essa apologia de que todo branco(a) é racista é que aumenta as tensões e dificulta o diálogo.
Hoje em dia, em geral, é filme só para lacrar, com zero qualidade de enredo e atuações que a mídia tenta forçar alguma relevância.
Um bom filme não vai se preocupar se tem negros, brancos, indígenas ou asiáticos no elenco. Pura perda de tempo com boludices "woke".
Há muitos anos, negros ganharam destaque positivo em filmes com a maioria branca no elenco. Não importa o gênero, fosse comédia, ação ou drama. Eddie Murphy, Whoopi Goldberg, Denzel Washington, Dany Glover, Morgan Freeman, Samuel L. Jackson, Josephine Baker, Wesley Snipes, Will Smith e vários outros surgiram muito antes disso tudo ser essa "modinha" estúpida e racista.
Blaxploitation? Muito legal. O movimento foi uma resposta dos artistas e trabalhadores nos anos 70, que não conseguiam bons papéis e remuneração digna na indústria, aí fizeram seus próprios filmes, falando com a própria comunidade. Shaft é o grande nome desse período.
Há um filme biográfico muito foda de 2019, Dolemite is my name, em que o Eddie Murphy interpreta Rudy Ray Moore, pioneiro desse gênero.
Hoje em dia caras como o Jordan Peele e movimentos como o afrossurrealismo são uma lufada de ar fresco na indústria. Em meio a tanto reboot, remake e filmes paias, muito importante esses movimentos culturais.
Normal. Se o filme for bom, é o que importa. Eu assisto os filmes do mcu e o filme que eu mais gosto é Pantera Negra 1. Um dos melhores filmes de introdução de super herói.
Mas com certeza tem vários outros filmes com elenco negro, porém não conheço. Posso falar de séries antigas que eu adoro, como Todo mundo odeio o Chris e Eu, a patroa e as crianças.