tenho 18 anos, minha família é conservadora e me criou mt presa. meus pais tem problemas psicológicos pelos passados difíceis e bem nossa relação n é um mar de rosas né. cansaço mental mas faz parte da vida! meu tio operou e eu estou limpando lá p ajudar enquanto faço o supletivo on-line.

Minha mãe vai operar a vesícula e eu vou ter q cuidar de ambas as casas, da minha mãe tmb.

depois q isso passar pretendo fazer concurso e quero facul. N sei sair sozinha para lugares ou como devo me portar no trabalho, enfim.

E aos 18 as vezes eu tenho receio de cometer erros, entao me digam como funciona pfv a facul, trabalho e etc. como sair sozinha, como devo me portar? é vdd q o mercado de trabalho é complicado para os jovens? q os primos empregos qnd tem pouca experiência o salário é ruim?
meus pais nunca me deixaram sair sozinha assim para lugares muito grandes. até em caminhos pequenos eu fico meio lesada. Sempre foi só limpando a casa mesmo.

vcs q são estudantes do que quer q seja, como estudam? pretendo melhorar em matemática.

acho q vão ser 8h (concursado
3h (facul
1h30 na academia qnd tiver condições(preciso relaxar a cabeça.

Quero passar mais tempo fora de casa qnd tudo isso passar.

Estou meio perdida e minha cabeça está um caos, difícil de organizar tudo isso. obg desde já gente, tudo de bom :)

elas perguntam
8 7
eles respondem
05/10/2023 10h15
Cada pergunta que você fez poderia ser um livro de 1000 páginas. Mas de forma geral, não existe mágica para nada na vida. Tudo exige muito esforço, dedicação e disciplina.

Tenha em mente que ter faculdade hoje é o mínimo. A maior parte das faculdades são fracas e superficiais. Mesmo nas boas, o quer verá lá, é o básico. Estude muito além do conteúdo da faculdade.

Sobre errar, faz parte do aprendizado. Quem não erra, não está fazendo nada.
05/10/2023 09h16
Tudo questão de estabelecer prioridades. Você não vai dar conta de fazer tudo ao mesmo tempo. Priorize uma ou duas coisas e dedique-se a isso. Trabalhar e cuidar apenas da sua mãe. Quando ela se recuperar, você se dedica aos estudos e busca o que realmente quer, sem deixar de trabalhar.
Importante: nunca assuma responsabilidades que não são suas, ou vai acabar louca e estressada.
05/10/2023 09h26
Calma moça, o mundo é caótico mesmo e para conseguir progredir é preciso pelo menos colocar suas ideias em ordem, para poder pensar sobre uma coisa de cada vez conforme os desafios forem aparecendo. E aí você tem que eleger prioridades. Pense quais são as prioridades para você de acordo com seus planos e valores. E aí quando você decidir o que tem mais importância, vá trabalhando um desafio de cada vez para conseguir atingir seu objetivo. O mundo está cheio de desafios, muitos podem ser resolvidos com dedicação, e aí aprendemos e superamos. Se quiser conversar é só me chamar no pv.
05/10/2023 08h46
Não sei
anônimo
06/10/2023 02h15
Não tenho.
anônimo
06/10/2023 05h27
Não existe essa resposta, porque certos aspectos da vida devem ser vivenciados, não podendo ser estudados academicamente nem ser aprendidos pela explicação da vivência alheia. Mesmo que o site todo se devotasse para responder essa pergunta no melhor de suas habilidades, a sua experiência individual ainda seria distinta de todos os exemplos.
O que eu recomendo é: liberte-se. Você tem consciência que foi criada carente de experimentar a vida como ela é, e tem o interesse em fazê-lo. Agora só falta você cumprir isso. Você vai aprender na marra, igual a todo o mundo.
Arrumar um emprego é um ótimo método de ver o que a realidade da vida. La você saberá o que é ter um chefe, metas, pressão e outras coisas desagradáveis que são essencialmente o que todo o mundo passa. Será ruim, e isso é algo que você já deve chegar sabendo. As empresas às vezes criam um ambiente artificial de alegria, mas ele oculta o fato de que é um trabalho, e o trabalho será necessariamente ruim. Se fosse bom, você estava pagando por aquele serviço, não recebendo dinheiro por ele.
elas respondem
anônima
05/10/2023 02h54
Sua história é quase parecida com a minha, minha família no caso queria muito me proteger do mundo, igual a sua, uma preocupação excessiva, ao ponto de nunca me deixar sair sozinha, tomar decisões sozinha. E isso me prendeu por toda a minha adolescência, se eu fizesse algo de normal, como sair com amigos e fugir da rotina, me deixava com a consciência pesada, como se eu estivesse fazendo algo de muito errado e que por isso estaria desobedecendo meus pais. Hoje em dia melhorou isso, mas ainda fico com a consciência pesada, toda vez que faço algo diferente e não comunico com eles. Me sinto manipulada, mas ao mesmo tempo culpada, achando que eles estão certos. Nunca namorei por conta disso. E nunca tive muitos amigos tbm, enquanto uns estavam contando de sua experiências, eu ficava chocada e não tinha nada para contar. Vai aos poucos fazendo coisas sozinha.
anônima
05/10/2023 07h12
Eu tive uma criação bem parecida com a sua e o fato de ter passaso por anos de depressão não me facilitou para lidar com as coisas q já não eram fáceis...
O que eu comecei a fazer para cortar o cordão umbilical por orientação da minha psicóloga foi parar de pedir autorização para tudo e apenas comunicar, tipo "Mãe/pai, estou saindo para tal lugar, volto tal hora, tchau!" sem dar chances de negativas ou discussões, claro q foi um processo, eles não aceitaram bem de cara, mas eu só seguia e pronto, hj já saio qd quero, só não chego muito tarde pq moro na cara deles.
Não sei se seus pais são assim, mas minha mãe tem ciúme de qualquer pessoa q se aproxime de mim, então se for o seu caso, saiba filtrar quem realmente não presta e quem seus pais não gostam por birra, meu namorado, por exemplo, é um cara q todo mundo gosto, mas minha mãe implica até com a unha do pé dele, então não se isole na barra da saia dos seus pais por birra deles.
Referente a trabalho, não é fácil arrumar o primeiro emprego mesmo, pq muitas empresas querem uma experiência que o jovem não tem como ter! Uma boa é q além de fazer um curso técnico (q as vezes tem empregabilidade até melhor q faculdade), vc converse com pessoas conhecidas para te indicarem para vagas, hoje em dia o Q.I (Quem Indica) as vezes conta mais que o currículo!
Outra coisa q eu queria que me dissessem aos 18 anos: faça um consórcio de imóvel!
O prazo é longo, mas vc tem tempo e diferente de um financiamento com juros absurdos, só tem taxa de administração, q é infinitamente menor e assim vc já planeja sua independência.
05/10/2023 07h41
Bom, vamos lá... primeiro você tem que cortar o cordão umbilical com seus familiares sei que é difícil no início e acredite, vai dar briga pois eles acham que tem o controle da sua vida nas mãos e você tem que demonstrar em atitudes e com coragem que é capaz de se virar sozinha, que você tem a sua vida e precisa viver ela. Eu tive uma criação mais ou menos parecida e comecei a sair sozinha pra consultas médica aos 16 anos com minha mãe pegando muito no meu pé com aquela preocupação exacerbada mas aos poucos, fui mostrando que sou capaz de me virar sozinha. Uns tempos atrás fui perguntar pra ela se estou preparada para enfrentar a vida sozinha e a sua resposta me surpreendeu pois hoje ela vê que sou independente e preparada para enfrentar o mundo sem ela mesmo que lá dentro de mim pareça que não.

Sobre o mercado de trabalho, é ruim para todas as idades não por ser jovem ou velho é que é um ambiente tóxico, competitivo, exausto, chato muita das vezes e etc e tal. Você tem que estar preparada psicologicamente e emocionalmente para tal se não, você surta ou mata.
anônima
05/10/2023 09h37
Cara eu tento colocar meus horários em dias tipo

Estudo
1h30 de academia
Trabalho
Curso

Só ter organização na sua vida, pela parte de sai de casa vc dever tá bem grande,né? Conversa com seus pais eles vão entender. Ou qualquer coisa surta,mas mão deixa eles te prender, faz oque vc tem vontade de fazer vida !!!!
anônima
05/10/2023 02h47
Eu não sou a melhor pessoa para te aconselhar.
Tudo de bom aí pra vc.
anônima
05/10/2023 08h55
Se vira!
anônima
05/10/2023 09h39
Te jndico procurar uma academia de jiu-jitsu