Eu tenho muita dificuldade com isso, mas gostaria de mudar... Sinto que perco muitas oportunidades por conta disso.

elas perguntam
12 6
eles respondem
anônimo
06/10/2023 20h06
Cursos de oratória.

Comece com esse curso da FUNDAÇÃO BRADESCO, é gratuito e excelente!

https://www.ev.org.br/trilhas-de-conhecimento/comunicacao-escrita-e-oral
06/10/2023 19h52
Comece por partes. Interaja mais com o grupinho de amigos que tem mais afinidade. Converse, mesmo tendo vergonha do que vá falar. Não tenha medo das risadas, caso aconteça. Depois passe para grupos maiores. Quando perceber já estará bem mais aberta.
Outra dica, leia, assista sobre coisas variadas. Assuntos de baixa relevância até alta. Pois o conhecimento de diferentes temas, te auxilia a adentrar em conversas.
Boa sorte e sucesso.
07/10/2023 00h12
Impossível sendo você
anônimo
06/10/2023 22h56
Se vira.
06/10/2023 21h41
só de vc querer agradar os outros e se importar em causar boa impressão ja esta na direção errada
06/10/2023 21h40
Acho que se você ficar mais antenada em assuntos do momento (esporte, entretenimento, política), poderá lhe ajudar na comunicação com várias pessoas. Ser comunicativa é um fator positivo se você tiver algo de bom pra conversar com outras pessoas.
06/10/2023 20h03
Drogas ajuda
06/10/2023 18h56
Se coloque em situações onde precise fazer isso.
06/10/2023 19h48
Oi Anônima, tudo bem?
Como foi seu dia?
06/10/2023 19h44
Praticando. Comece dando mais bom dia, cumprimentando os outros, puxando conversa.
06/10/2023 19h38
Não dá, ou nasce um ou outro.
06/10/2023 18h57
Saindo da bolha, da ""zona de conforto"".
Óbvio que é difícil, mas você tem que seguir uma estratégia nesse tabuleiro, para evitar um xeque-mate.
elas respondem
06/10/2023 20h01
Faça terapia comportamental. Eu acho que ajuda
anônima
06/10/2023 19h57
Comece cumprimentando a todos, puxa papo sobre alguma coisa aleatória, perguntando algo (pessoas amam quando vc pergunta sobre algo que elas gostam) e deixa elas irem falando e dando continuidade nos assuntos. Se vc viajar só, vai ser obrigada a falar com muita gente
anônima
06/10/2023 19h51
Praticando
06/10/2023 19h51
Teatro e curso de oratória podem te ajudar.
06/10/2023 19h45
Eu sou assim, mas tive que me obrigar a mudar por conta do meu estagio. Não vai ser fácil e nem de uma hora para outra, mas se você começar a falar em grupos aleatórios, comentar em posts no Instagram, tentar falar mesmo que seja um pouco nos seus grupos de convivência você vai aos poucos se soltando mais e se sentindo mais confortável.
06/10/2023 19h42
Só pensar que ninguém liga tanto pra vc quanto pensa (sim, isso é algo positivo, nesse contexto), então pode falar e cometer erros como qualquer pessoa.
Obs: geralmente a timidez está relacionada com o medo de agir e falar algo estranho e constrangedor e ser julgado por isso.

Eu superei e muito minha vergonha depois de começar a pensar assim.