Um livro que recomendo a respeito deste tema é "Santos Dumont - Bandeirante dos Ares e das Eras".

Este livro narra toda a trajetória de Santos Dumont, nome histórico não só para o advento do avião, como ficou conhecido, mas também no que tange a dirigibilidade dos aeróstatos. Inventou antes do suprassumo XIV-Bis outros tantos balões e dirigíveis que o tornaram um verdadeiro vanguardista.

No dia 23 de outubro de 1906, Santos Dumont fazia história ao voar com o XIV-Bis na cidade que se acostumou a vê-lo voar, Paris, o erguendo do solo e permanecendo no ar por um breve período de tempo. Assim como todos seus voos anteriores e posteriores, havia centenas e até milhares de pessoas assistindo seus feitos e uma comissão científica atestando e registrando todo o necessário, conferindo oficialidade a suas realizações. Não obstante, jornalistas do mundo inteiro (incluindo do próprio EUA) registravam os fatos.

Apenas depois de ter ampliado sua reputação já mundial com o advento do avião é que os irmãos Wright surgem na história. Alegam que três anos antes, mais precisamente no dia 17 de dezembro de 1903, em uma demonstração sigilosa para "evitar que alguém roubassem suas ideias", enfim haviam conseguido voar (e, ainda por cima, não por meios próprios, e sim com o auxílio de uma catapulta, como outros inventores já haviam tentado inclusive). A cerimônia secreta na qual continha uma filmagem duvidosa possuía pouquíssimas testemunhas e, pasmem, nenhuma delas veio a público, e nenhum jornal tomou ciência na época, tampouco alguma comissão científica. O próprio governo estadunidense desdenhava deles e as próprias autoridades da época e ainda posteriormente, como a NASA, davam o crédito a Santos Dumont.

De algumas décadas pra cá, pelo sentimento de superioridade norte-americana que tal narrativa ganhou força e foi amplamente difundida para deturparem a história oficial e testemunhada pelo mundo no dia 23 de outubro de 1906, não deixando dúvidas quanto ao inventor do avião.
anônimo
08/10/2023 02h01
Irmãos Wright
08/10/2023 00h49
Santos Wright
08/10/2023 00h14
Santos Dumont tinha um modelo muito superior. Não uma catapulta.
08/10/2023 01h49
Os Irmãos Wright foram os inventores da aviação, pois os americanos foram os primeiros a executar o projeto em prática, anos antes de Santos Dumont fazer o mesmo. O mundo inteiro reconhece o feito pelos Irmãos Wright, com exceção apenas do Brasil, cujos historiadores supostamente acreditam que Santos Dumont teria sido o primeiro, o que não é verdade.
anônimo
08/10/2023 07h39
O bostileiro acha que foi santos dumont apenas pelo mero fato de santos dumont ser outro bostileiro
O resto do mundo diz que foram os irmãos wright

Mmmmm quem será que está certo
08/10/2023 00h17
Os primeiros a voar foram os irmãos Wright, na maior parte do mundo eles são reconhecidos como os inventores do avião.
Usaram catapulta sim, mas foram os primeiros.
08/10/2023 02h26
Bolsonaro
08/10/2023 07h45
Santos. Os irmãos inventaram um planador (que dependia de catapultas pra decolar). Avião não pode precisar de ajuda externa pra fazer isso. Se precisar, é no máximo um planador e não um avião
24/10/2023 09h23
Santos Dumont inventou o original os irmão fizeram a cópia
anônimo
24/10/2023 08h25
Os Wright
anônimo
24/10/2023 07h06
Inventar inventar mesmo, nenhum.
Já existia planadores que eram lançados por catapulta de morros antes de 1900. Muitos morriam e outros conseguiam planar por certa distância considerada.
Então o avião não teve inventor, apenas desenvolvedores.
Quando o aeroclube de Paris resolveu dar um grande prêmio em dinheiro para quem voasse primeiro num objeto mais pesado que o ar, estipulou algumas regras do que significa “voar”.
Basicamente, o aeroplano teria que se movimentar por conta própria, planar acima de 3 metros de altitude por um certo tempo.
Nessas regras, Santos Dumont foi o primeiro. Tendo imagem de video.
Legalmente, ele teria direito à patente do avião, mas se negou a fazer porque dizia que aquilo era um feito da humanidade.
Ninguém nunca contestou seu pioneirismo até a 1a. guerra mundial, quando os americanos procuraram por heróis internos.

Foi feito uma réplica do 14Bis e voou perfeitamente, com o motor de 50cv.

Já o Flyer, teve várias réplicas e só conseguiu voar, com um motor com o dobro da potência do original.
O voo dos irmãos Wrigth , não teve testemunhas, e a única possibilidade de terem conseguido decolar, era se tivesse um vento contrário muito forte, e por “sorte”, naquele dia teve. Pelo menos é o que diz um telegrama que os correios americanos dizem comprovar que teve.

24/10/2023 09h35
Irmãos Wright.

Há vários tipos de avião, incluindo planadores ou que usam catapultas e esses são anteriores ao brasileiro.

Se perguntar quem criou o primeiro avião com arranque próprio, dai sim, foi Santos Dumont.
24/10/2023 10h44
Este é um tema polêmico. Em um evento registrado, Santos Dumont. Dizem que os irmãos Wright o fizeram antes, mas não em um evento público, não há provas. O único que possui provas foi o que utilizaram uma catapulta.
08/10/2023 07h31
O brasileiro
08/10/2023 00h40
Inventaram juntos.
anônimo
08/10/2023 00h18
O Santo KKKKKK
08/10/2023 00h15
Óbvio que o Santos do Monte, já tinha até terreno pra tentar
elas respondem
anônima
08/10/2023 00h18
Santos dumont
anônima
08/10/2023 00h48
Possivelmente nenhum dos dois. Mas antes dos pulinhos do 14-bis, os Wright jah tinham feito vôos de vários km de distância.
anônima
08/10/2023 07h37
Da Vinci.
anônima
08/10/2023 01h53
Foi o Sr. Arnald Boeing juntamente com o Sr. Joseph Airbus.
Eram dois amigos, mas fizeram tanto sucesso que se separaram. Por isso hoje a Airbus é concorrente da Boeing.