Os judeus não tinha terra, nem país. Ate que um dia um maluco (Theodor Herzl), começou a pregar que os judeus deveriam migrar para palestina e fundar um país (esse movimento ficou conhecido como sionismo), acontece que a palestina já era ocupada por outros povos, os palestinos (na época a palestina estava sobre o controle britânico).
Mesmo assim os judeus começaram a migrar para palestina, mas viviam em relativa paz. Após a segunda guerra mundial, com horrores do nazismo e perseguição aos judeus, o sionismo ganhou força. Em 1948, A ONU decidir criar dois Estados: A Palestina e Israel, dividindo os territórios entre eles, mas Jerusalém ficaria sobre controle da ONU.
Os países vizinhos não aceitaram e resolveram atacar Israel, que milagrosamente consegue resistir ao ataque e derrotar os seus agressores. Israel então decidi ocupar as terras que seriam da Palestina, e desde dessa época está colocando colonos israelenses nas terras palestinas.
O que restou das terras palestinas são: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. A Faixa de Gaza eh comanda por Hamas, que não aceita a existência de Israel. O problema eh que nos últimos anos a política de ocupação e “roubo” das terras palestinas, só piorou a situação. Ou seja, a expansão das colonização e ocupação das terras palestinas serviu para agravar o conflito. Antes os ataques do Hamas era bem frágeis em frente ao poderio de Israel.
Dessa vez, o Hamas surpreendeu e fez um grande ataque causando um grande estrago, matando várias israelense.
Esse mapa mostra o roubo das terras palestinas por Israel. Repare que Israel tomou quase todo território palestino.
A proposta da ONU para criação dos dois estados era essa:
No entanto, a proposta do estado palestino nunca saiu do mapa