Eu tenho uma dificuldade enorme de deixar o passado no passado, devido a isso eu detesto o sentimento de nostalgia, pois ele sempre vem acompanhado de uma enxurrada de melancolia. Por outro lado, pensar no futuro me trás ansiedade, medo, pavor. Quanto ao presente, não há muito o que falar, é uma mistura de tudo com nada, êxtase com apatia. Gostaria de saber levar a vida de maneira mais leve, sem me preocupar tanto com o que já se foi e com o que está por vir. Saber aproveitar o presente sem me auto sabotar no dia a dia. Gostaria de pensar menos, de sorrir mais, de rir mais, de ser genuíno, autêntico, sim, isso seria bom. Vocês também tem problemas com esse tipo de pensamento?

eles perguntam
0 7
eles respondem
10/10/2023 00h53
Sofrer pelo passado é arrependimento, sofrer pelo futuro é ansiedade. O real é o presente. É nele que cria as boas memórias e o orgulho que um dia serão passado, é nele que planta as sementes que colherá no futuro.

Trace um plano, se imagine no fim do ano, daqui a 6 meses. O que pode fazer? O que gostaria? E tire um tempo para curtir o presente. Fazer as coisas que gosta. Seja um bom amigo para si mesmo. Se divirta.
10/10/2023 00h31
Meu futuro será sombrio.
10/10/2023 00h33
Não. Só se vive uma vez parceiro, esqueça o passado e só foque no seu futuro e seu presente, oque der pra curtir tu curte, mas lembre-se, se mantenha no caminho do senhor.
10/10/2023 00h33
Igual a mim. Eu acho tudo de hoje uma merda. Sem exceção, se é do presente quase sempre fico com o pé atrás. Não é necessariamente medo, mas é aquele sentimento que nunca vai ser o que já foi. Queria ter idade que tenho hoje há uns 15 anos trás. Com certeza seria imensamente mais feliz..
anônimo
10/10/2023 00h35
Temo até você.
anônimo
10/10/2023 00h41
As vezes tenho, principalmente quando penso no passado, tantas pessoas que já se foram, mas coloco na minha mente que não dá pra fazer nada pq já foi, e só sigo minha vida, alivia bastante o "peso" do passado. Sobre presente e o futuro, bom isso cabe ao próprio indivíduo, planejar no presente o futuro, pensar demais só é ruim se isso te destrói.
anônimo
10/10/2023 00h42
O futuro, como qualquer típico aquariano