Vivemos momentos inesquecíveis que levamos por toda a vida. Porém, nem sempre essas recordações são boas. Muitas vezes também acontecem coisas que nos marcam negativamente, que não ficam registradas em fotos, mas acabamos guardando em nossos corações: brigas e desentendimentos, ofensas, situações que geram mágoas em nossos corações e que, às vezes, chegam a se tornar rancor.

“Mágoa” é uma sensação dolorosa causada por uma decepção, por uma ofensa ou indelicadeza; ressentimento. Estado de espírito de quem sente desgosto.

“Mágoa vem de má água, ou seja, água parada que apodrece. Mágoa são sentimentos que retemos e que só fazem mal para si”.

Outra palavra que é importante entendermos o significado é “rancor”, uma mágoa profunda, ocasionada por uma ofensa recebida ou instigada por situações (anteriormente) vividas; grande ressentimento. Excesso de ódio guardado; ódio não demonstrado; raiva, ira.

Talvez com pessoas que você amava e que te feriram profundamente, pessoas que antes eram muito importantes em sua vida, mas hoje não fazem mais parte da sua vida. Pessoas que são como se tivessem mortas para você.

Sintomas que podem estar relacionados à dor reprimida:
-Físicos: úlcera, hipertensão, alergias, asma, estresse;
-Psíquicos: irritabilidade, ansiedade, agressividade, nervosismo;
–Sociais: queda de desempenho no trabalho, tendência ao isolamento, apatia, conflitos domésticos, dentre outros.

Mesmo que você não desenvolva estes sintomas ou enfermidades, o rancor pode matar seus relacionamentos, roubar sua paz, te consumir por dentro e conduzir sua vida.

GUARDAR RANCOR É REVIVER A DOR E NUTRIR O SENTIMENTO DE VINGANÇA.

“Se você está sofrendo pela injustiça de um homem mau, perdoe-o, para que não haja dois homens maus.”

Perdoar é libertar-se da dor.
Perdoar não é esquecer, e sim lembrar sem dor.
Não se torne o que te feriu.

eles perguntam
4 5
elas respondem
11/10/2023 11h21
Algumas vezes.

Gostei do texto, parabéns!
anônima
11/10/2023 11h23
Não.
Amadureci bastante em relação a isso, hoje o.foco esta em mim, minha competição é comigo mesma, não.a tempo para guardar sentimentos negativos sobre os outros
11/10/2023 11h43
Olha, graças a deus eu não consigo guardar ressentimento de ninguém
eles respondem
11/10/2023 11h21
Precisava ler isso. Obrigado!
11/10/2023 11h22
Sem paciência pra ler esse artigo ae
11/10/2023 15h17
É raro acontecer, geralmente perdôo e vida que segue.
Uma bela reflexão, muito obrigado por compartilhar!
anônimo
11/10/2023 15h54
Caramba