Veja, já imaginou que as 5 grandes empresas de tecnologia é dos EUA? Alphabet, Meta, Microsoft, Apple e Amazon.

Só a Alphabet controle o Google, YouTube, fora o sistema de patrocínios espalhados por toda a internet.

A Meta controla o Facebook, Instagram, Whatsapp....dentre outros.

Microsoft tem o Windows, Xbox, Outlook, Bing, Pacote office e etc...

Apple controla os iPhones, iOS e apps associados.

A Amazon é uma gigante de hospedagem, inclusive hospeda este site do Elaele. Fora o site de compras, Amazon prime video... E outros.

Isso sem contar as outras empresas de streaming como Netflix, HBO, Disney e Cia....

Sem falar que a grande maior parte dos jogos eletrônicos são desenvolvidos nos EUA e Canadá.

Resumindo, sem a América do Norte, não teriamos nada disso, talvez ainda estaríamos no rádio de pilha kskskska o Brasil é enorme, mas não tem capacidade pra fazer nada inovador kaksksks lixo de país

eles perguntam
3 13
elas respondem
11/10/2023 16h22
sim maravilhoso e além de tudo isso os americanos aprenderam a conviver com viciados em fentanil em todo lugar pq é comum nas grandes cidades lá! povo evoluído demais
anônima
11/10/2023 16h04
Meu irmão adoraria discutir isso
anônima
11/10/2023 18h40
Eu só li verdades.
eles respondem
11/10/2023 17h22
Sim, o motivo é falta de inovação e gente com o sangue divino norte-americano, não o fato de monopólios e oligopólios dominarem as relações comerciais. Confia.

Deixa o titio contar uma outra historinha sobre esse lindo conto de fadas. Em 1984 foi criado no Brasil a Política Nacional de Informática, o governo queria desenvolver uma indústria nacional de empresas e fabricantes de produtos de informática. A ideia era muito bacana: com isenção de impostos e incentivo do governo, poderíamos parar de depender do fornecimento estrangeiro e melhor, desenvolver empresas para baterem de frente e ocuparem um lugar nesse mercado.

Computador Gradiente nos anos 80:

Resposta dos EUA? Sanção em 1987, como retaliação. Reagan aumentou o imposto de importação para produtos do Brasil (dificultando a gente de competir em pé de igualdade com os produtos dos caras) e proibiu totalmente a entrada de alguns produtos com componentes brasileiros (mouses, teclados) nos EUA. Segundo eles, o Brasil desenvolver seu mercado fez os americanos perderem cerca de 100 milhões de dólares (na época). O final a gente já sabe, governo recuou e as empresas daqui quebraram, pega a sharp.

Uma reportagem de jornal sobre isso na época:

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/152213/Nov_87 - 0875.pdf?sequence=1

No relatório sobre barreiras comerciais, divulgado há duas semanas pelo Escritório de Comércio da
Casa Branca, o Brasil é colocado ao lado do Japão como um dos países, fora do círculo comunista, mais fechados às importações dos Estados Unidos. Mais do que isso: o País é citado, literalmente, como possuidor de um potencial ameaçador para a política comercial americana: ele pode ocupar o lugar dos Estados Unidos no fornecimento de determinados produtos ao Terceiro Mundo.

Entendeu como funciona?
11/10/2023 16h04
Somos excelentes no carisma e assaltos
11/10/2023 16h15
A globalização resultou em uma interdependência enorme dos continentes. É de uma fragilidade enorme. Uma crise no outro lado do mundo afeta o nosso país. O Brasil não ser inovador é o menor dos problemas. O problema é depender de inovações.
11/10/2023 19h01
The United States é muito superior ao Bostil, dá até vergonha desse estado patético que nem se compara aos Yankees.
11/10/2023 16h04
Acabei de notar isso.
11/10/2023 16h16
É porque somos subdesenvolvidos.
anônimo
11/10/2023 16h17
OS EUA mandam no mundo
anônimo
11/10/2023 16h17
Só se for você, eu tenho o f-droid instalado, uso linux e tor.
11/10/2023 16h22
Uau, imperialismo
11/10/2023 16h29
Não sou dependente da Apple, prefiro Android.
anônimo
11/10/2023 16h47
Seu diagnóstico é correto mas a conclusão é errada. China e Rússia utilizam e dependem muito menos desses serviços pois investiram em criar sistemas, redes sociais etc próprias. Não vou entrar no mérito dos problemas políticos desses países. Mas só reconhecer que o mérito não está nos norte americanos serem brilhantes e inovadores, mas sim do Brasil ter sofrido influência da ideologia neoliberal que prega não investir internamente pra criar ferramentas próprias para esses serviços que você citou.
A relação de dependência é uma consequência dessa influência.
11/10/2023 16h57
São os reis.