Os brasileiros que moram no exterior, e que eu conheço, na verdade falam mal do Brasil, não de onde vivem
Só gente folgada reclama, pessoal que luta e trabalha duro fala mil maravilhas dos países desenvolvidos.
É que tem uma galerinha que vai para a Europa e para os EUA, achando que lá vai ter Bolsa Esmola, que vai trabalhar menos e ganhar rios de dinheiro.
E a verdade é que não é bem assim, EUA e Europa são bons países para quem gosta de trabalhar, porque geralmente nesses países não tem a quantidade absurda de burocracias que tem aqui, então tipo, você arruma emprego mais facilmente, mas também terá que trabalhar mais.
Agora, é claro que há países escandinavos que pagam bem e trabalham pouco, mas nesses casos, você precisa ser um baita profissional, tem que ter estudos, não é chegar lá como um pé de de chinelo e achar que tudo vai ser de mão beijada, vai ter que ralar também.
E tudo tem um custo também, embora nos EUA você ganhe bem mais, basicamente vai ter que pagar por TUDO, e quando eu digo tudo, é quase tudo mesmo. Em muitos lugares, não são apenas os gastos com saúde que você terá de arcar, mas você também pagará a taxa do lixo, muitos locais você só entra pagando, se você tiver filhos, alguns estados cobram mensalidade das escolinhas estaduais, faculdade é paga, a não ser que seu filho seja um gênio ou jogador de basquete, ai ganha bolsa.
Nos países escandinavos é o oposto, você tem muito suporte, mas o governo vai tirar quase todo o dinheiro do seu bolso para dar a qualidade de vida que os escandinavos possuem. É imposto a torto e a direito. Então assim, prepare-se para ter o bolso assaltado pelo estado nesses países.
Enfim, tudo tem um custo, não adianta achar que existe país perfeito porque não existe. Tem países melhores em um contexto geral do que o Brasil? Tem! Mas não sonhe muito, também não vai ser um sonho não.