Quem quiser aprender, tem que primeiro voltar no tempo, lá na revolução francesa e entender o termo clássico disso ai, o que ambos significavam. E depois, avaliar o contexto histórico de cada país.
A esquerda latino americana, por exemplo, difere da esquerda europeia, que por sua vez, tem diferenças da esquerda norte americana, que diferente bastante da esquerda dos países asiáticos.
A direita é a mesma coisa, a direita aqui no Brasil não tem muito a ver com a direita europeia, que defende mais a preservação da raça, o patriotismo, a direita brasileira é mais focada na economia, com discordâncias com a esquerda em pautas identitárias.
É muito interessante pensar que a direita americana é muito mais protecionista do que a direita brasileira, que tende a ser mais liberal. E os liberais, que são colocados como esquerdistas nos EUA, adotam politicas mais liberais, nem tanto na área econômica, mas bastante na área social. Mas no Brasil, a esquerda tem uma política muito mais fechada e protecionista.
É muito louco como o conceito de esquerda x direita tem diferentes interpretações e contextos históricos a depender do país que está inserido. É por isso que muita gente confunde, por exemplo, se Hitler era de direita ou esquerda, ou se Stalin era de direita ou esquerda. Poderíamos chamar o Stalin de ultradireitista patriota em uma visão mais europeia da coisa, embora ele adotava uma postura mais esquerdista. E o Hitler, por mais semelhanças com a esquerda que ele tinha, o fato é que a forma o ultra nacionalismo dele tinha tudo cara da direita europeia mesmo.