Acabei de ver gente quase na fase adulta que nao sabe.

eles perguntam
11 9
elas respondem
anônima
14/10/2023 18h09
Uns 14 anos, eu sempre penso q a esquerda é onde tá o coração aí da certo
14/10/2023 18h14
Direita: Lule
Esquerda: Boules
anônima
14/10/2023 18h51
Se tiver falando de politica, não sei. se tiver falando das direções, sei sim
anônima
14/10/2023 21h17
Sempre confundo os lados do fone.
anônima
14/10/2023 21h16
Nunca aprendi.
14/10/2023 18h56
nao sei ate hj
anônima
14/10/2023 18h53
Descobri com quinze aninhos, através de um amigo chamado Thiago, sentadinhos na primeira fileira do ônibus voltando para casa.

Ele era/é homossexual, e me explicou o porquê de ser de esquerda. Eu não entendi o que significava e ele me falou sobre tudo.
14/10/2023 18h35
Não sei, só sei que aprendi
anônima
14/10/2023 18h13
Menos de 10 anos
14/10/2023 18h12
Nem hoje sei.
anônima
14/10/2023 18h12
21 anos.
eles respondem
14/10/2023 18h51
Até aí é tranquilo, menos pior não saber algo e assumir que bancar o entendido metendo pérolas do tipo "nazismo de esquerda". O auge foram os especialistas em T.I de urna, Direito Constitucional e Eleitoral saindo do bueiro pra palpitar no segundo turno.

Que saudade da galera em frente aos quartéis. Eu era feliz e sabia. Nunca ri tanto.
14/10/2023 21h20
Até hoje não sei.
anônimo
14/10/2023 21h18
O pt me ensinou.
14/10/2023 21h15
Quem quiser aprender, tem que primeiro voltar no tempo, lá na revolução francesa e entender o termo clássico disso ai, o que ambos significavam. E depois, avaliar o contexto histórico de cada país.

A esquerda latino americana, por exemplo, difere da esquerda europeia, que por sua vez, tem diferenças da esquerda norte americana, que diferente bastante da esquerda dos países asiáticos.

A direita é a mesma coisa, a direita aqui no Brasil não tem muito a ver com a direita europeia, que defende mais a preservação da raça, o patriotismo, a direita brasileira é mais focada na economia, com discordâncias com a esquerda em pautas identitárias.

É muito interessante pensar que a direita americana é muito mais protecionista do que a direita brasileira, que tende a ser mais liberal. E os liberais, que são colocados como esquerdistas nos EUA, adotam politicas mais liberais, nem tanto na área econômica, mas bastante na área social. Mas no Brasil, a esquerda tem uma política muito mais fechada e protecionista.

É muito louco como o conceito de esquerda x direita tem diferentes interpretações e contextos históricos a depender do país que está inserido. É por isso que muita gente confunde, por exemplo, se Hitler era de direita ou esquerda, ou se Stalin era de direita ou esquerda. Poderíamos chamar o Stalin de ultradireitista patriota em uma visão mais europeia da coisa, embora ele adotava uma postura mais esquerdista. E o Hitler, por mais semelhanças com a esquerda que ele tinha, o fato é que a forma o ultra nacionalismo dele tinha tudo cara da direita europeia mesmo.
anônimo
14/10/2023 20h31
Vejo muita gente que se confunde. O bom é que se não acertar, da segunda mata a questão.
anônimo
14/10/2023 18h45
Do corpo ou da posição política? Kkk
14/10/2023 18h32
Ainda não sei.
14/10/2023 18h13
Demorei 84 anos