Meu irmão tem 24 anos e há uns meses terminou a faculdade de ciência da computação. Ele é bem inteligente, fala inglês fluentemente (a ponto de falantes nativos acharem que ele é nativo também) e tem uma ótima aparência. Mesmo assim, ele é extremamente inseguro e parece estar um pouco depressivo. Diz que não sabe o que fazer, que está perdido. Não procura trabalho. Fica o dia todo dormindo e à noite vendo filmes e séries. Nunca trabalhou pq os horários na universidade eram muito irregulares. Minha mãe já deu várias indiretas e eu também, sobre ele procurar um trabalho, mas ele não toma nenhuma iniciativa (ele sempre foi meio acomodado). Eu quero que ele acorde e entenda que ninguém vai querer um homem sem ambição, que fica escorado na família. Parece que ele não entende que tem muito privilégio de não precisar pagar as próprias contas. Ao mesmo tempo, não quero humilhá-lo porque não sei como está a saúde mental dele (ele é muito reservado e não sei nada da vida dele). Ele sempre fica se autodepreciando. A situação já está incomodando minha mãe e eu. O que fazer?

elas perguntam
17 7
eles respondem
17/10/2023 18h37
Crise existencial, terminou a faculdade agora e está um pouco sem rumo. Mudanças bruscas ocorrem isso, eh preciso da ele um pouco de tempo para se situar.

Mas chama ele para uma conversa franca (sem discutir), e avisa que ele precisa procurar um emprego. Não use indiretas, seja direta. Ou melhor, peça para sua mãe falar isso com ele, pois eh eh quem eh autoridade, uma cobrança feita de irmão não adianta muito, capaz dele se ofender. Deixa que sua mãe tenha essa conversa com ele. Pede para ela não dar mais dinheiro para ele, nem seu pai.

Quando ele ficar sem dinheiro vai pensar em procurar emprego.
17/10/2023 16h10
Ajude-o. Julga-lo não fará com que ele avance. Me identifico com ele, apesar de eu não ter estudos, sinto como se vc estivesse me descrevendo em cada comportamento que ele tem.
Agradeço pelas palavras, precisava ouvir isso, mesmo que indiretamente.
Acolha-o. Ele tem uma irmã com que possa contar os sentimentos, mas isso só vai acontecer quando tiver confiança e não julgamentos.
17/10/2023 16h00
Eu não conheço o seu irmão, mas às vezes o problema não é só comodismo, preguiça, desleixo ou coisas do gênero, às vezes é realmente uma depressão.
17/10/2023 16h02
Não sei porque também sou igual à ele. Terminei Faculdade de Direito, prestei o exame da ordem, passei e me encontro agora totalmente perdido. Tentei ir atrás de clientes, entrar em contato com várias pessoas, até agora não consegui um sequer. Isso me desanimou tanto que deixei até de lado o Direito na atuação prática. Agora, me encontro estudando pra adquirir um bom conhecimento, acho que vou me mudar de cidade no final do outro ano.
17/10/2023 16h02
Tente ter uma conversa sincera com ele, mostrando sua preocupação e oferecendo apoio. Incentive-o a procurar ajuda profissional para lidar com suas emoções e oriente-o sobre a importância de definir metas e buscar oportunidades. Mostre que você está lá para ajudá-lo a encontrar o caminho, mas que ele também precisa tomar iniciativa para mudar sua situação.
17/10/2023 16h14
Seus pais precisam tirar algumas regalias dele, parece que teu irmão tá precisando de um choque de realidade pra sair dessa zona de conforto que ele tá.
17/10/2023 17h53
Que difícil! Me atentei bastante na parte que você disse que ele fica "o dia todo dormindo". Isso parece depressão sim! São alterações no ritmo do sono. No seu lugar, Marquesa, eu tentaria ler coisas sobre depressão, procurar um material escrito por especialistas que deem dicas boas sobre como ajudá-lo. Ao mesmo tempo, tentaria incentivá-lo a se consultar com um psicólogo para ver se é isso ou não. Diria a ele que é importante verificar, porque este problema é difícil de ser diagnosticado com precisão e é sempre uma possibilidade. Depois de estudar um pouco o assunto, eu tentaria falar com ele, puxar o assunto, indicar a terapia como algo comum que muitos fazem e ajuda sempre, seja um caso de depressão ou não.
anônimo
17/10/2023 16h21
Faz um boquete nele e diz que só vai fazer de novo quando ele arrumar um emprego.
anônimo
17/10/2023 15h59
Sou igual, tirando a parte de inteligente
anônimo
17/10/2023 20h15
Ele fez computação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Muito top, mas um uber no brasil
17/10/2023 18h30
pelo menos é formado
anônimo
17/10/2023 18h29
Matar
17/10/2023 18h01
Se aproximem. Pelo jeito todo mundo está acomodado nesse sentido.
Saem juntos? Sentam pra assistir algo juntos? Conversam quando juntos?
17/10/2023 17h58
Tenho um irmão assim, mas n consegui resolver já esculachei várias vezes mas nada mudou.

Eu te indico falar a verdade principalmente sobre mulher pra ver se acorda ele. Pq as vezes uma pedrada faz a gente acordar.
17/10/2023 16h14
Tem uma conversa séria e estipule um prazo para ele fazer algo. Se ele sente-se deprimido, que comece a tratar. Não cumpriu, dificulte a vida dele ao máximo, não dê dinheiro, roupas, nada. Force-o a se mover.
17/10/2023 16h00
Esse cara sou eu.
elas respondem
anônima
17/10/2023 18h33
Ele tá igual à mim, mas eu tenho depressão, fiz faculdade, vários cursos e tals mas me sinto incapaz, parece que a vida está estagnada, se o caso dele for depressão, ele tem que cuidar da saúde mental dele primeiro pra depois as coisas fluírem
17/10/2023 18h37
Ele deve estar com depressão. Algm paga uma terapia decente para ele.

Sobre ele estar perdido : eu o entendo, eu sinto o mesmo. Fiz um curso integral, q me impossibilitou trabalhar e hj me encontro perdida e deslocada. Ngm se sente feliz sendo assim...é uma fase muito ruim.
anônima
17/10/2023 20h09
Expulse ele de casa
anônima
17/10/2023 20h21
Tenha paciência e esteja próxima p aconselhar
17/10/2023 20h13
sua mae devia falar claramente vc tem se que cuidar,tem q arranjar um emprego
eu nao vou viver pra sempre, vc ja e´ adulto e tal
anônima
17/10/2023 16h10
Leve ao psicólogo, se ele não quiser falar a ele que vc tbm vai, vai ser um meio de apoio para ele
17/10/2023 15h59
Tente conversar abertamente com seu irmão, é o jeito.