Você conhece a posição atual da Terra e da lua nas trajetórias. Então é um problema de alinhamento de três pontos com um "estático" (Sol) e dois móveis em trajetórias praticamente circulares (tecnicamente são elipses, mas a excentricidade é bem pequena).
17/10/2023 17h32
Eles pesquisam no google
anônimo
17/10/2023 17h37
Montando um calendário dos eclipses anteriores, assim da para ter mais ou menos uma noção de quando será o próximo.
17/10/2023 17h43
pq é CGI