Eu vi e li sobre muitos filósofos, pensadores e etc e muitos deles, posteriores a Jesus, tem uma linha de pensamento parecido com o que Jesus pregava. Assim como mentes brilhantes pensam igual.

A diferença é que as palavras de Jesus são interpretadas e levadas muito para o sentido religioso, dogmático. Acredito que muitos filósofos tenham tirado suas ideias das palavras de Jesus.

Por exemplo na frase, o homem é o lobo do homem o filósofo expõe que o ser humano é instintivamente ruim, então o que Jesus fala sobre negar si a si mesmo significa que assim o homem pode deixar de fazer mal aos outros, e consequentemente deixar de fazer mal a si mesmo.

Porque o mal vem do próprio egoísmo humano em vista dos outros. Então Ele mesmo expõe e mostra a solução para as questões humanas.

elas perguntam
14 3
eles respondem
28/10/2023 21h53
Jesus eh a negação da filosofia.

Lembre-se: uma das características da filosofia eh questionar o mundo, buscar a sabedoria e criticar a certeza absoluta.

Jesus prega justamente o contrário: Jesus defende a fé cegamente. A fé eh aceita uma verdade sem questiona-la. Você deve crer e ponto final. Não espaço para dúvidas.

Existiu sim filósofos religiosos, essa filosofia ficou conhecida como escolástica. Mas a diferença eh que a escolástica tentava explicar a existência de Deus por meio da razão e não só pela fé.
28/10/2023 22h03
Praticamente todas as coisas que Jesus supostamente pregou já havia em correntes de pensamento como estoicismo, epicurismo, budismo etc, todos antes dele ter supostamente existido.

O pessoal vê Jesus com olhos religiosos, bem, será pq ele andou sobre as águas, acalmou tempestades, expulsou demônios, foi tentado por um diabo, multiplicou pães ressuscitou e foi ressuscitado, curou todo tipo de doenças etc? Fica o questionamento (a figura de Jesus é tão atrelada ao misticismo religioso q fica meio impossível de n ver como uma figura mística religiosa).

Por mais q tenha supostamente dito e pregado coisas realmente boas, já se existia como disse, antes dele, e de maneira mais "limpa" (digo, sem a parte mitológica e religiosa).
28/10/2023 23h08
O melhor filósofo e salvador.
28/10/2023 21h50
Nenhum filósofo consegue ser tão sábio quanto foi Jesus e o Rei Salomão (sabedoria de Deus, claro).

Eu amo Filosofia, leio sempre que posso e pesquiso sobre eles, mas é tanto questionamento pífio na minha visão que era só ler a Bíblia pra ter a resposta simples e direta.
28/10/2023 21h51
Não acho que Jesus era um filósofo, mas acho que Jesus com certeza era inteligente.
anônimo
28/10/2023 21h52
Para mim foi um grande pensador, muitos também brincam dizendo que foi o primeiro hippie da história. O Jesus histórico eu acredito que ele existiu, mas essa concepção além do natural, eu não acredito.
anônimo
28/10/2023 21h48
Um grande filosofo!
anônimo
28/10/2023 21h51
2 + 2 são 4, alguém iria chegar a essa conclusão, pois é uma verdade universal. Gosto das alegorias bíblicas.
anônimo
28/10/2023 21h54
Você é.
anônimo
28/10/2023 23h06
Era um hippie que pregava socialismo.
anônimo
29/10/2023 21h22
É só ver qual foi mais importante
03/03/2024 13h56
Sim, o maior de todos
03/03/2024 14h01
Sim, porque, mais do que perdão pelos pecados e salvação da alma pós-morte, o cristianismo, na literalidade pura, na etimologia da palavra, que é seguir Cristo, é uma filosofia (ou manual, se preferirem) de vida.
elas respondem
anônima
29/10/2023 21h19
Tá bom
anônima
28/10/2023 21h47
Não, eu e meu unicórnio
anônima
29/10/2023 21h28
Negar a si mesmo significa se prender cegamente a sua fé em busca de uma vida de santidade que nem os padres e monges conseguem alcançar, e isto não é nem um pouco filosófico, pq faz a pessoa abandonar o pensamento crítico e pensar só como ela ACHA que Deus iria querer que ela pensasse. Tem mts filósofos q são cristãos e questionam a hipocrisia religiosa, até pq questionar torna a sua fé mais verdadeira.

Enfim, sou mais :"o homem nasce bom, a sociedade o corrompe".