A independência foi feita por um português nascido no Brasil e não houve mudança prática nenhuma nas terras tupiniquins e seu sucessor governou unicamente para alguns, os escravistas e corporativistas, foi o que Portugal nos deixou até os dias de hoje...

"Pau-brasil: uma espécie ameaçada de extinção"
https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/12/pau-brasil-qual-e-sua-historia-e-importancia

eles perguntam
6 12
elas respondem
anônima
30/10/2023 03h04
Mas quem concedeu a independência (de Portugal) ao Brasil não foi Pedro IV (em Portugal, mas Pedro I no Brasil)?
Ele nasceu em Portugal, tanto que quando foi para o Brasil era já pai (e deixou a filha aos cuidados do tio dela, irmão dele)...
.....

Sobre a pergunta, diria que não necessariamente. Mas claro que em parte.
30/10/2023 13h45
sim claro os países do resto da América Latina, da Ásia e da África que foram colonizados pela França, Espanha, Holanda, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e afins tão mto melhores confia
30/10/2023 03h14
não leio perguntas geopolíticas às 3 da manhã
anônima
30/10/2023 13h43
Não, se os políticos trabalhassem o Brasil era otimo
30/10/2023 08h54
Cara, a gente vive em regime de golpe de estado desde 1889... Foi aí que os problemas realmente começaram.
30/10/2023 08h42
Não me interesso pela história do Brasil
eles respondem
30/10/2023 07h47
Não vários países colonização inglesa são mais pobres que o Brasil
30/10/2023 10h29
Claro que não. Como disseram, boa parte do problema foi o republicanismo. Não acredito que a monarquia brasileira teria durado por muitos anos justamente pela enorme ambição dos produtores oligarcas que bancaram o golpe de 1889, a maioria inclusive escravagista, e pela simpatia dos Bragança pelo ideal republicano que manteve Dom Pedro II passivo (D. Pedro acreditava na república, enquanto os republicanos só fingiam acreditar pra poder tirar o rei abolicionista), mas a Primeira República foi uma coisa tão corrupta que praticamente instituiu a maneira de governar o Brasil que sobrevive até hoje. Não é à toa que o RJ é tão infestado por milícias, a sede do governo era tão podre que deixou o RJ podre até hoje mesmo décadas depois de ter se mudado pra Brasília. O problema é o vício dos governantes em governar em prol de si mesmos. São vários fatores que auxiliam esse vício, mas o republicanismo burocrata é mais um deles, o tamanho do país e da população é outro, o incentivo lobbyista estrangeiro é outro, e assim por diante. Em um governo centralizado isso diminui um pouco, mas deixaria as elites insatisfeitas, como foi o que aconteceu, e o imperador não tinha um braço forte. Jogar tudo em cima de nacionalidade é viralatismo.
anônimo
30/10/2023 08h20
Sim, trouxeram e deixaram só as piores heranças que nos atrasa até hoje, mandaram só bandidos que criaram a cultura da malandragem e da "exxxperrrteza" que não gosta de trabalhar, trouxeram africanos escravizados, dizimaram população originária, cultura clientelista, além de pilharem ouro e outras riquezas naturais.
30/10/2023 02h59
Sim ou não.
anônimo
30/10/2023 14h42
Lógico que não, né.
30/10/2023 14h31
Passou de 2 linhas eu NN leio
30/10/2023 12h55
Roubaram o ouro.
30/10/2023 08h36
Todo país tem problemas. Mas as coisas começaram a cagar de vez depois do golpe republicano
30/10/2023 08h18
O problema é falta de caráter e honestidade. Ninguém pode culpar o outro por isso.
30/10/2023 08h09
Um país que começa uma república sobre golpe, não é de se esperar que seja de um povo honesto.

Eu nem sei se isso que estou falando, faz sentido...
anônimo
30/10/2023 05h38
Não.