Eu sou sozinha, não tenho ajuda de ninguém e não tenho dívidas, fora água, luz e cartão, mas são dívidas que consigo pagar todo mês. Eu gosto muito de gastar, mas só gasto o que eu posso pagar. Não saio fazendo dívidas sem pensar, esperando o dinheiro cair do céu.
Não consigo entender aqueles tem família para ajudar e vivem endividados, devendo Deus e o mundo. Falta de controle financeiro.
Porque o brasileiro sempre faz dívida pensando: " Deus proverá" e prefere ter um momento de lazer q dura uma hora e dps ficar passando aperto o mês todo. Pensamos muito no agora e esquecemos do depois.
É de se esperar que, num país onde NUNCA teve educação financeira nas escolas, possa ocorrer endividamentos por parte daqueles que, nem ao menos sabem da existência dessa informação.
Falta de educação financeira.
Querem gastar mais do que ganham, em 99% das vezes, só para ostentar compras. Daí não sobra para pagar aluguel, fazer mercado, nem tirar um lazer no final de semana.
Nunca me ocorreu. E olho que trabalho por conta e já peguei atestado de 3 mêses (pra nada) sem receber 1 real.
Na minha opinião isso é puro descontrole. Querer dar um passo maior que a perna, por pura falta teimosia. Ou fazem por sacanagem. No Brasil ter dívidas não dá em nada mesmo
Economia ruim, estado muito pesado e ineficiente, muitos impostos, péssima distribuição de renda, mão de obra sem qualificação, infraestrutura precária... a lista é grande.
Reflexo disso, 82% dos brasileiros vivem com até um salário mínimo por mês.