Consegui, pra mim foi quando me mudei e comecei uma vida totalmente nova.

Um tempo depois foi que eu identifiquei o que me travava, era o medo de não ser considerado bom o suficiente, de ser julgado. Na minha vida nova não havia julgamento, como isso não era mais uma ameaça pude me soltar.
Dng
01/11/2023 22h22
Trabalhei isso a partir dos 16 anos. Li livros, sites, e me expus a toda e qualquer situação que aparecia: apresentação de trabalhos, palestras, estudos em grupo. Era muito muito doloroso pra mim, mas eu sabia que era essencial para o meu futuro e para minha autoestima.

Depois fui vender pacotes de TV e Internet de porta em porta (meu maior desafio à época). Bater na porta de um desconhecido, para vender algo que ele nem procurou, com você sendo extremamente tímido, é difícil demais.

Após essa experiência trabalhei como vendedor no Shopping (calçados femininos), e aí coroei minha transformação para um comunicador com o público feminino, aprendi muito e me expus de propósito para vencer os medos.

Depois disso comandei Companhia, Pelotões e Grupos de Combate no Exército, falava para mais de 100 pessoas na Companhia, e isso me transformou em um comunicador no profissional também.

Hoje em dia sou muito grato ao meu processo. Sou naturalmente tímido de essência (muito raramente acontecem espasmos involuntários no braço no ato íntimo, lábios tremendo, mas não me desespero, sei que é algo que acontece sem eu controlar), porque timidez não tem cura, mas não tenho a menor dificuldade e nem fujo de nada, me comunico tranquilamente com qualquer pessoa, vendo serviços e o que for necessário se essa for a necessidade.

É isso :)
01/11/2023 19h43
Me colocando propositalmente em situações que me deixariam tímido.
anônimo
01/11/2023 19h48
Uai, só botaram eu pra apresentar quase todo mês pra 200 pessoas, fazer reunião quase toda semana.

Exposição forçada, eu tinha total aversão
01/11/2023 20h13
Fui trabalhar atendendo pessoas e busquei agir de forma mais natural e despreocupada.
anônimo
01/11/2023 19h59
Na verdade, timidez é arrogância. Quando entendemos que somos como os outros, a timidez vai embora.
anônimo
01/11/2023 19h49
entendi que a timidez é apenas o meu próprio ego, o medo do julgamento
01/11/2023 19h46
Dei aulas, cursos e palestras em alguns estados do Brasil.
Me aventurei no exterior também.
01/11/2023 20h09
Nunca fui timidez, sou introvertido. E o segredo é saber encarar qualquer desafio, fazer apresentação em público, seminário, participar de eventos, etc.
01/11/2023 21h15
tô quase
01/11/2023 21h10
"Pau no cú de quem achar ruim"
De qualquer forma ainda sou um pouco tímido.
01/11/2023 22h15
nunca lutei contra isso e sou ate hoje....não suporto olhar nos olhos de alguem jamais! pra vc ver o nivel que chegou
01/11/2023 20h57
Eu tinha problema de timidez quando falava em publico, apresentar trabalhos na faculdade e fazer palestras no serviço me ajudou muito.
01/11/2023 23h07
Sim.
A vida foi me colocando em situações que exigiram essa mudança.

Hoje eu sou grato por isso.
Sou fechado, reservado, introvertido, mas sei me expressar em situações em que preciso fazer isso.
anônimo
01/11/2023 20h32
Sofri igual a um desgraçado no quartel.
anônimo
01/11/2023 20h13
Fiquei louco da cabeça
01/11/2023 20h11
andei pelado no centro
01/11/2023 20h08
Ainda não venci
anônimo
01/11/2023 20h01
A vida vai te forçando a vencer a timidez. Não tem como ficar tímido pra sempre, são inúmeras oportunidades perdidas.
01/11/2023 19h50
Venci com o tempo.
Aprendi que não valia a pena,e passei a tacar o foda-se
anônimo
01/11/2023 19h43
Não pense muito, só vai lá e faz.
01/11/2023 19h43
Ss, comecei a jogar futebol
01/11/2023 19h42
não superei totalmente, mas o que me ajudou muito é ficar puxando assunto com desconhecidos
elas respondem
anônima
01/11/2023 19h47
Pra vencer a timidez tem que vencer as crenças limitantes e opressoras, uma pessoa só é tímida porque pensa que as outras pessoas estão julgando ela a todo momento. Isso não é verdade, ninguém liga muito pra ninguém.

Eu conversei em inglês numa sala com mais de 40 pessoas ouvindo, pra desenvolver minha retórica, mesmo sendo tímida.
01/11/2023 20h45
Nunca deixei de ser, apenas lido um pouco melhor com a timidez hoje do que antigamente. E isso se deve ao fato de eu ir tendo maior contato social.
anônima
01/11/2023 22h14
Viajando sozinha, sendo curiosa, sabendo ouvir. Primeiro passo, tenha assunto. Pra ter assunto vc precisa estar antenada com as coisas e ser curiosa. Saber ouvir faz parte pois vc pode fazer uma espécie de entrevista com a pessoa, fazendo perguntas abertas e comentando algo. Isso faz vc conseguir puxar assunto e a conversa vai longe. Depois de um tempo vc vai se acostumar a falar com estranhos. Viajar sozinha te obriga a falar com mais gente, se abrir. Ninguém sabe sobre seu passado, quem vc é, e depois vc nunca mais verá essas pessoas... então não se preocupe em ser julgada. Treine em casa sua oratoria em frente ao espelho tenha sempre 1 dúzia de histórias interessantes pra contar. Grave vídeos para tik tok falando sobre banalidades pra se acostumar a se expor.
01/11/2023 19h46
Não totalmente... só melhorei um pouco depois que sair da minha zona de conforto.
anônima
01/11/2023 22h14
Eu sou tímida para caramba, ainda não venci. Mas faço apresentações, visitas e tantas coisas envolvendo humanos que, de duas uma:

Ou eu enlouqueço

Ou eu venço a timidez...
01/11/2023 22h04
Se expondo a situações adversas, tremendo, gaguejando, suando e vencendo.
01/11/2023 21h15
Nunca deixei de ser. Eu sou assim.
Em questões de apresentações eu me viro. Eu coloco uma máscara e vou.
Mas como pessoa eu sou tímida. É algo meu.
01/11/2023 20h58
Sendo antisocial
anônima
01/11/2023 19h45
Foi naturalmente,fui perdendo,antes eu era muito,mas agora ando mais comunicativa.