Na opinião de vocês,olhando para a situação financeira atual do país, qual seria o salário mínimo ideal para ter boas condições de vida por aqui?

eles perguntam
1 17
elas respondem
anônima
02/11/2023 11h20
3mil
eles respondem
anônimo
02/11/2023 12h37
Ideal 3 mil, mas com 2500 já dava pra sobreviver sendo uma pessoa solteira.
É sério, não tá dando mais pra uma pessoa solteira morar sozinha com o atual salário mínimo. Por isso tá cheio de gente mais velha morando com os pais.
Quem consegue geralmente mora num lugar muito perigoso e desvalorizado e come o suficiente só pra não desmaiar. É tudo racionado.
02/11/2023 22h35
Depende, morar no centro de SP/RJ é diferente de morar numa cidade no interior da Bahia.

Além disso, depende quantas pessoas você pretende sustentar, se você é sozinho ou tem esposa/ filhos para cuidar.

Vou falar por mim, você sendo sozinho, no interior de SP, dois mil reais e meio é o suficiente para ter uma vida relativamente confortável. Mas dá para sobreviver com até mil e quinhentos, embora não vá sobrar muito dinheiro para viajar, investir, ou comprar coisas boas, vai ser só pra ter um teto, comer e vestir mesmo.

Agora, não sei se dá para usar essa lógica em qualquer lugar, porque cada lugar é muito diferente, dependendo da região, do estado e tal, pode mudar drasticamente.
02/11/2023 13h16
Atualmente o salário mínimo DIEESE(salário mínimo necessário para cumprir todas as finalidades previstas no inciso IV do artigo 7 da Constituição) está estipulado em 6500 reais
02/11/2023 13h12
Para mim o ideal seria aquele que vc consegue pagar as coisas para sobreviver e ainda sobrar.

Comida e bebida, energia, água, internet, aluguel…tudo que for essencial para vc sobreviver.

Então uns 3000 reais
anônimo
02/11/2023 12h15
2k ou 3k pra mim estaria tranquilo.
anônimo
02/11/2023 12h12
Com o baixo poder de compra da nossa moeda em relação ao início do plano real, hoje em dia seria necessário algo por volta dos 3.000 a 6.000 reais, mas, o ideal mesmo seria não existir o salário mínimo pois assim teria uma competição maior entre as empresas e como consequência causaria uma uma demanda maior por mão de obra e, a medida em que elas fossem crescendo o salário ofertado também iria.
anônimo
02/11/2023 11h09
2k
anônimo
02/11/2023 11h03
500 reais
02/11/2023 12h32
50 mil, do contrário passa fome.
02/11/2023 13h13
650 reais, sem benefícios e direitos trabalhistas.
02/11/2023 13h48
Depende da cidade. Em SP, R$3000 é só aluguel e condomínio.