O efeito "Nocebo"

"Ocorre quando uma pessoa desenvolve sintomas e efeitos colaterais de uma doença ou de um medicamento, simplesmente porque leu ou foi alertado sobre tal possibilidade"

Se baseando nessa ideia:
Você acha que foi um erro ter "espalhado" tanto esse assunto na sociedade?

Eu penso que, falar ajudou quem tinha e criou em quem não tinha

eles perguntam
2 6
elas respondem
02/11/2023 12h15
Não e sim.

Depende das pessoas, por exemplo se tu tiveres tendências de por exemplo "entrar em paranoia" com assuntos etc tem probabilidade de que esses assuntos possam prejudicar. Mas acho que o que prejudica não é saber da existência e sim conviver com pessoas assim ou com demasiado humor negro e piadas auto-depressiativas.

Falar do tema, faz com que as pessoas tenham mais noção e possam perceber se estão a entrar nesses caminhos. Agora falar do tema de maneira doentia com piada de preferir morrer e afins, acho que prejudica quem já não está tão bem assim, sendo com depressão ou com qualquer outro problema.

Mas depende da maneira como se partilha a informação, porque pode dar apenas ideias a outra pessoa ao invés de consciencializar.
02/11/2023 12h26
Não, o problema está em apenas tratar as pessoas diagnosticadas com depressão, seja com as sessões de psicoterapia ou medicamentos, e deixarmos as razões que causam a depressão em segundo plano.
eles respondem
02/11/2023 12h02
Espero que sim.
anônimo
02/11/2023 12h10
A OMS defende a DIVULGAÇÃO em mídias sobre pessoas que tiraram a própria vida. Deve ter efeitos positivos
02/11/2023 12h14
Tudo que for alarmado para quem valoriza mais o escapismo ao invés da reflexão sempre acabará fazendo mais mal do que bem.
02/11/2023 12h16
Minha depressão aumenta
02/11/2023 12h16
Não sei