Eu nasci em 1975 e em 1982 quando completei 7 anos que era a idade mínima pra se matricular na primeira série do ensino primário eu comecei a estudar, na época o meu pai não era casado com a minha mãe ainda, eles só se casaram quando eu já tinha 10 anos de idade, e na minha RG só tinha o nome da minha mãe, o nome do meu pai não era preenchido por ela não ser casada com ele. Um dia no Intervalo do recleio sem eu saber alguns colegas pegaram a minha RG, eles faziam isso com todo mundo pra saberem a data de aniversário de cada um e dar ovada e jogar farinha no aniversariante no dia do aniversário dele. Quando voltei pra sala de aula começaram a me zoar com a minha RG passando de mão e mão todos riraram e começaram a falar o Eduardo é filho de mãe solteira, falavam isso sem parar pra zoar. Na época ser filho de mãe solteira era mal visto, e associado a mãe ser uma depravada e mulher sem valor na época e o filho dela ser filho de uma mulher indigna e imoral e por isso tendo uma educação duvidosa. A professora quando chegou e viu o que acontecia deu risada e depois pediu silêncio pra poder dar a aula, fui zoado sempre depois disso por esse motivo. Tudo era motivo de zoeira, no meu caso eu era gordinho e me apelidaram de gordinho e depois de Bolinha que era um apresentador de TV gordinho famoso nos anos 80 e 90, colegas meus negros eram apelidados de Mussum, de tissão e outros pejorativos racistas, se era gay zoavam também muito, tudo era motivo de zoeira, era visto como normal na época, ninguém tomava providência por não acharem errado e considerarem tudo normal. Atualmente vejo que classificam isso comi bullyng e tomam providências para que estas coisas não aconteçam mais além de muitas atualmente serem consideradas crimes. Qual é a sua opinião sobre isso?

eles perguntam
2 8
elas respondem
03/11/2023 10h03
Você trouxe um ponto muito importante aí. Mesmo depois de tantas décadas, os mesmos problemas ainda permanecem, mas apenas quando chegam ao extremo é que começam a se pensar em fazer algo.
Estive hoje mais cedo discutindo no Instagram sobre o caso dos jovens estudantes que usaram a IA para despir as colegas e compartilhar as imagens. E como educadora fico muito preocupada com o futuro, com essa geração do 'tudo posso, tudo quero'. Que tipo de cidadãos estamos formando? Adentrando ao seu relato, ainda consigo perceber uma melhora no comportamento humano, se for comparar décadas atrás, mas a sua geração também sofreu consequências e há pouco tempo vem se falando de bullying, cultura da paz, trabalhar o socioemocional...
anônima
03/11/2023 10h19
O bullying ainda existe. Eu sei porque sofri há pouco tempo (principalmente por demorar para crescer e "florescer").

Só que ele vai adquirindo outras formas, como deixa do de ser ostensivo durante as aulas e passando para redes sociais, grupos de whatsapp, conversas fora de aula, etc, e os professores nem percebem.

Algumas escolas ficaram mais atentas para esse problema, mas a maioria ainda não. Vide os casos de alunos que fazem esses ataques às escolas. Quase sempre são vítimas de bullying e é logo uma das primeiras características a ser revelada sobre os autores. Ou seja, muitas pessoas sabiam, e ninguém fazia nada.
eles respondem
03/11/2023 16h23
A sociedade evoluiu em sua compreensão e sensibilidade em relação ao bullying e ao tratamento desrespeitoso. Hoje, as escolas e as autoridades levam essas questões mais a sério, reconhecendo o impacto negativo que tais comportamentos podem ter nas vítimas. É uma mudança positiva que visa criar ambientes mais seguros e respeitosos para as crianças. No entanto, é importante também considerar como a conscientização crescente sobre esses problemas pode contribuir para uma educação mais inclusiva e empática, promovendo o respeito às diferenças e a tolerância.
03/11/2023 09h53
Sou a favor de tomar providências. Mas mesmo hoje em dia ainda é complicado. Soube de um rapaz que a mãe dele expulsou ele da casa dela, mandando ir morar com o pai só porque ele se assumiu bissexual. Isso porque faltava me os de um ano para ele completar o técnico dele, muita sacanagem. Se normalizar, pelo menos para a próxima geração já facilita.
anônimo
03/11/2023 09h56
Acho sim ,vivemos num mundo mais politicamente correto ,eles têm muito mais facilidade e vantagens q outras gerações não teve
03/11/2023 10h21
Discordo, papo de velho ranzinza
03/11/2023 09h50
Você está correto.
anônimo
03/11/2023 10h10
Para quem tomava surra não somente por ser negro e sim por qualquer outro motivo estúpido, digamos que os jovens de hoje não sabem o que é passar bullying de verdade, aí ficam chorando porque um otário os xingou, ou seja, essa proteção excessiva acabou transformando toda uma geração em pessoas sem atitude!
03/11/2023 11h29
São depressivos.
03/11/2023 11h31
verdade