Você já ouviu dizer a expressão "amor é só de mãe"? Pois é, a etimologia da palavra amor tem justamente essa definição, a palavra é a definição do carinho maternal que todo ser vivo experimenta ao nascer, ao crescer. Essa é a definição da palavra amor, explicando de maneira simples.
O amor romântico é uma construção social implantada no século doze com o objetivo de enfatizar contos, erotismo, histórias e poemas da época, posteriormente usado por franceses na arte da conquista, visando o misticismo que chama a atenção feminina. A real sobre relações entre homens e mulheres é que é algo sempre egoísta, artificial, interesseiro, oportunista e construído por civilização; homens têm interesse, as mulheres têm os interesses dela, e no oportunismo e muita das vezes no conformismo pessoas se relacionam.
Na nossa civilização nós temos a construção ideológica de relacionamentos, que é embasada pelo instinto de reprodução e pelo sexualismo e também pelo status que estar em um relacionamento envolve, na reino animal existe uma cadeia de reprodução, não é todo macho que consegue reproduzir e de maneira lenta essa mesma característica está se tornando comum no nosso mercado sexual. Porque nós temos nossas exigências, nossas próprias vontades racionais: nosso "amor" não é algo orgânico, é algo que foi criado com o passar das gerações.
É dito que amor é só de mãe porque é algo que inicialmente não tem conjectura, interesse ou vontade própria, a mãe ama o filho por instinto, puramente instinto, o pai defende seus filhos por instinto, nada além de instinto.
Eu não acredito que exista amor como um sentimento, como algo místico que por aleatoriadade acontece, tudo é interesse ou instinto, mas se você me perguntar o que é mais válido instinto ou interesse; eu não sei te dizer, acho que é válido, desde que as pessoas tenham consciência de que o que querem, o que sentem, não é por um acaso, não é espontâneo, há sempre uma razão lógica por trás daquilo.
O amor é uma emoção complexa que envolve profundo carinho, compreensão, empatia e ligação emocional com outra pessoa. Na minha perspectiva, o amor é uma força que pode unir pessoas, proporcionando apoio, alegria e conexão emocional. Envolve um compromisso de cuidar e compartilhar a vida com alguém, com respeito e desejo de seu bem-estar. O “eu te amo” expressa esses sentimentos, mas o amor é uma experiência pessoal única e profunda.