Aqui na minha cidade tem creche, escola integral e universidade gratuita. Dão leite, servem refeições, dão uniforme, material escolar, transporte e lazer também (atividades extraclasse). Tem cursos até de música. Tem vacina e postinho aqui, além de hospital, os remédios também entregam aos pacientes depois da consulta de graça. Basicamente o gasto da criança é com algumas roupas, já que come bem pouco, e roupa pra um lugar quente é bem barato mesmo. Lazer tem praias próximas que não paga nada e eles jogam futebol lá também. Na universidade aqui os alunos comem por 2 reais no bandejão, ganha auxílio permanência e moradia estantil do governo.
Agora com cachorro gato etc tem que tirar tudo do bolso.

elas perguntam
7 4
eles respondem
03/11/2023 21h04
Mesmo assim, um ser humano gasta mais.

Você ainda terá que gastar com outras coisas. Tudo o que você citou ai é o básico, mas o ser humano não vive só com o básico. Um simples celular que você compra para o seu filho já vai uma fortuna, principalmente no Brasil onde tecnologia não é barato. E se depender só do SUS, tá ferrada, houve momentos na minha vida que se eu não tivesse dinheiro para certas coisas eu ia surtar, esperar no SUS é sofrimento.

Gato é super fácil de cuidar, eles são independentes e a ração nem é tão cara. Os cachorros são um pouco mais caro, mas nada insuportável também.
03/11/2023 20h20
Em condições normais de temperatura e pressão gasta mais. No cenário que vc citou, provavelmente nao gasta.

Por mais que existam todas essas coisas "gratuitas" (coloquei entre aspas, pois o dinheiro vem dos tributos e outras receitas estatais), a única que eu escolheria seria a universidade (pois quase sempre universidade pública é melhor que a particular). De resto, por mais que existam opções na rede pública, eu colocaria meu filho pra usufruir da particular (e só a mensalidade de um bom colégio é por baixo uns 2 mil reais)
anônimo
03/11/2023 20h23
Se sua cidade oferece estrutura de primeiro mundo em que todo o mundo ganha o salário líquido só pagando aluguel e alimentação saiba que a situação é bem diferente aos outros 99% dos brasileiros.

A maioria esmagadora das escolas públicas é ruim, e uma escola privada é cara.
Se tiver uma doença grave suba e desça sem plano de saúde.
Vacina no serviço público não cobre todo o quadro vacinal (apesar de ainda ser boa).
Roupa de criança já foi caro, mas com o advento da Shopee e da Shein não é mais mesmo. Brinquedo idem.
03/11/2023 20h35
Sua cidade é uma bela exceção, uma pena que isso não é regra em todo o país.
03/11/2023 20h59
É muito barato.
anônimo
03/11/2023 21h00
Mais caro. Fácil.
elas respondem
anônima
03/11/2023 20h28
cachorro tem creche, roupinhas, banho no pet shop, vacinas, pagar veterinário caso aconteça algo, tipo doença ou acidente, cobertor, cama, brinquedo, petisco, comida, tapete higienico

os dois são caros.
Loo
03/11/2023 20h55
não existe nada de graça
anônima
03/11/2023 20h59
Oferece a todas?