Quando somos crianças não existimos mentalmente? Existimos fisicamente, em corpo mas não somos capazes de pensar ou raciocinar, quando somos bebês por exemplo.

Só passamos a existir em mente e em espírito quando ficamos conscientes?? Então se eu morrer e continuar tendo consciência em outro plano, continuarei existindo, certo?

elas perguntam
12 7
eles respondem
anônimo
03/11/2023 21h00
acho que isso é uma proposição lógica.

Penso, logo existo. é uma proposição lógica irrefutável.

Se existe o pensamento, existe o ser pensante por trás dele.

A afirmação é "Penso".

Não confundir com:

Existo, logo penso.
Que pode ser refutado com: e os bebês e os seres irracionais?
03/11/2023 20h52
bebe nao raciocina? kkkkkkk tabão
anônimo
03/11/2023 20h58
Se seguir essas retóricas então uma formiga não existe já que ela não tem consciência.

O que seria existir mentalmente? autoconsciência?

Provavelmente já viu o caso do Phineas Gage... barra de ferro atravessou seu crânio, mas sua personalidade praticamente se foi, ele deixou de ser ele?
03/11/2023 21h50
Depende.
Para os monistas corpo e mente eh só uma coisa. Portanto, como o corpo e mente eh uma coisa só, se seu corpo físico morrer, não tem como vc continuar existindo.

Para os filósofos dualistas, mente e corpo são coisas diferentes, então caso seu corpo seu seja destruído, mas sua mente for preservada dentro de um computador vc continua existindo.

A propósito René Descartes era um filosofo dualista. Giobert Ryle vai cunhar a expressão “Ghost um The Machine” ou fantasma da máquina para criticar o dualismo cartesiano. Ou seja, para ele a mente não eh um fantasma que habita nosso corpo.

Por sua vez Arthur Koestler vai usar essa mesma expressão para seu livro o Fantasma da Máquina. Isso vai servir de inspiração para o mangá Ghost um The Shell. A animação de Ghost in The Shell vai abordar a figura de uma ciborgue que perdeu quase todo seu corpo físico, que foi substituído por máquinas, restando apenas seu cérebro de humano. A personagem então se questiona se ainda pode ser considerada humana.

Mas há outra obra da ficção científica que deixa tudo mais confuso. No livro neuromancer, tem um personagem chamado Dix Flat Line que aceitou que uma empresa fizesse uma cópia de sua mente, como se fosse um download e salvasse a cópia em uma dispositivo chamado constructo. Tempos depois Dix morre.

No entanto, com sua mente salva no constructo, uma espécie de memória ROM, bastava conectar o aparelho na Matrix (internet) que era possível conversar com o DIX e, mais Ele era um hacker muito habilidoso, portanto, mesmo depois de morto Dix comtinuava vivo dentro da Matrix.

Desta forma, para os filósofos monista Dix está morto, no entanto, para os filósofos dualistas, como a mente pode viver sem o corpo Dix está vivo.

Em suma: respondendo sua pergunta, isso vai depender do seu posicionamento se for dualista ou monista.
anônimo
03/11/2023 22h11
Você não existe porque pensa. Isto é tomar o efeito pela causa. A premissa da questão está errada.
Considere o seguinte: tudo que você assimilou até se dar conta de que você é você, todo esse emarahado de informações, tudo isso foi necessário para que enfim você se percebesse a si mesma. Ora, estas coisas que você capturou em sua percepção e te tornaram capaz de se perceber a si mesma, não podem ser separadas do momento eureka "eu sou eu". Pelo contrário, elas fazem parte desse momento. Evidentemente para que estas informações estejam conectadas de modo que a junção de umas comine na outra, é preciso algo que as conecte. Esta coisa que as conecta se chama consciência.
Agora vamos mais além. Note que você hoje é muito diferente de você aos 7 anos ou aos 15 anos. Porém é totalmente natural que em todos os momentos da sua vida você se recorde de você ser você e não outra pessoa. Note, inclusive, que o seu corpo, todas as suas células já foram trocadas totalmente. Mesmo assim: você é você. Há algo que mantem conectados todos os pontos da sua história, como uma linha continua. A este algo chamamos consciência ou alma.
anônimo
03/11/2023 20h58
Você existe quando está na realidade e é percebido nela, em algum ponto passa a interagir e perceber outras coisas e a si mesmo de forma eficaz. Depois que morre, abraço, não está mais do que sendo alimento de vermes.
03/11/2023 20h51
Sim, somos um delírio esquizofrenico dos nosso pais.
03/11/2023 20h55
Eu acho que bebês tem pensamento tambem.
O que eles não tem é a capacidade para se comunicar da mesma forma que os adultos,não sabem ler nem escrever,nem falar,só chorar e dar umas risadas
anônimo
03/11/2023 21h15
Quando somos crianças não existimos mentalmente?
Sim, em uma forma rudimentar. Mas não sabemos que sabemos.

Só existimos em espírito quando ficamos conscientes?
Teoricamente, o corpo é como uma lâmpada e o espírito como a energia elétrica, um depende do outro para que se faça luz (existência humana).
Então, meu espírito existe antes da materialização física?
Não sei.

Então se eu morrer e continuar tendo consciência em outro plano, continuarei existindo, certo?
Enquanto consciência, sim. Se morrer, seu corpo continuará existindo até que volte ao pó.

Em suma, teoricamente há duas formas de existência.
anônimo
03/11/2023 20h53
a gente só n tem consciência de si quando somos menores, os animais n te consciência de si. então eles mesmos n sabe que estão vivos. se não me engano teve uma vez que um papagaio formulou uma frase que os cientistas disseram que ele chegou perto de estar consciente de si mesmo, algo assim
anônimo
03/11/2023 21h43
Ele existe não porque pensa, mas pensa porque existe.

Você inverteu o sentido da frase.
anônimo
29/03/2024 20h06
Você não existe, é tudo uma grande ilusão.
elas respondem
anônima
03/11/2023 21h21
O bebê pensa sim, mas seu cérebro ainda não está 100% desenvolvido.
anônima
03/11/2023 21h20
Existimos enquanto crianças, como seres puros e inocentes, a consciência começa a falar conosco a partir dos cinco anos de idade, ao menos para mim foi nessa época, foi quando eu passei a me entender como sujeita desse mundo maligno e perverso.
03/11/2023 20h56
O pensamento do bebê é estritamente seu extinto de sobrevivência, daí então a capacidade de raciocínio do indivíduo vai se aprimorando conforme estímulos do meio em que vive.
Eu vou além de Descartes, eu acredito que a pessoa só realmente existe nessa terra se for capaz de deixar um legado para as gerações vindouras após sua morte. Do contrário, sua existência se resumiu a um mero vapor que surge e desaparece para sempre.
anônima
03/11/2023 20h56
Não é só porque o Descartes falou que é vdd
anônima
03/11/2023 20h58
bebés não raciocinam como os outros, mas raciocinam também, tem sentimentos e sabem quem é quem, se comunicam através dos sentimentos
Loo
03/11/2023 20h53
Pra quê?
anônima
29/03/2024 20h25
“Vanguardas não existem, o que existem são homens vivendo o seu tempo”.
Joan Brossa

Isso é prosa íntima, por isso não vou dizer mais nada além dessa frase.