Contra.
Empresas privadas visam apenas o lucro, se não lucram, não investem. Isso faz com que levar o serviço aos menos favorecidos nao seja interessante para a empresa. Vide o que aconteceu na Bolívia entre 1997 e 2005. O serviço de agua e esgoto foi privado, ou seja, só tinha acesso quem conseguia pagar. O resultado foi a pior cobertura de agua e esgoto da América Latina durante o período.
Correios é outro exemplo. Bom ou ruim, o correio brasileiro consegue atingir TODOS o municípios do Brasil, não me refiro a grandes centros urbanos, não, me refiro ao pobre que mora no Cabrobó do Norte, em Serra Talhada, em municípios ribeirinhos com menos de 2mil habitantes. Será que é interessante pra uma empresa de logística privada manter uma agência nesses municípios??? E essas pessoas teriam acesso a correspondência como?
Poderia ainda citar bancos, SUS, energia elétrica e outros. Existem serviços básicos que PRECISAM pertencer ao estado, para que o povo como um todo tenha o acesso mínimo. Veja que não entro no mérito da qualidade, pq essa sim é questionável. Mas a grande questão é o acesso.
Não espere, querido @Nick_whic, que os usuários daqui tenham noção de como é a vida fora de suas bolhas coloridas regadas à wifi.
votei em Não sou a favor da privatização
anônima
20/11/2023 19h56
Melhor privatizar. Esses parasitas chegam a ganhar mais de 10k por mês e fazem greve!! Metrô de SP por exemplo, média salarial de 15k... Os caras fazem greve pq querem bonificação, sendo que eles dão prejuízo!! Deram prejuízo a mais de 2 milhões de pessoas por dia parado e foda-se, só pensam no deles!! Linhas privatizadas do metrô, melhor serviço!!
anônima
08/11/2023 12h25
Os correios principlamente
votei em Sou a favor da privatização
08/11/2023 12h33
pois então
votei em Não sou a favor da privatização
08/11/2023 12h23
Se a empresa não se sustenta sozinha, se está a dar mais custos ao estado e a ser usada como pretexto para o dinheiro não ser aplicado no que importa (saúde e educação), sim.
votei em Sou a favor da privatização
20/11/2023 19h53
De todo jeito vai ficar ruim mesmo..
votei em Sou a favor da privatização
eles respondem
20/11/2023 19h48
Não e sim.
O mundo mudou, nenhum país vai crescer no mundo, sem um aporte governamental.
Só não pode criar e manter estatais inúteis.
08/11/2023 13h27
No geral sim, mas isso deve ser feito com atenção e cautela, principalmente quando estamos falando de monopólios. O governo abrir mão de monopólios para a iniciativa privada não vai mudar nada, a vida das pessoas continuarão a mesma, talvez o serviço fique um pouco mais eficiente (talvez), mas o caixa da empresa deve melhorar, porém, os preços do serviço devem encarecer, já que a empresa, agora, fica vulnerável as flutuações de mercado como qualquer uma outra. Para os preços diminuírem, seria inteligente a abertura do mercado, reduzir tributos e burocracia e criar um mercado mais competitivo, o que infelizmente não existe no Brasil, por isso, muitas vezes a privatização vem acompanhado de aumentos de preços.

Quando foi privatizado o serviço postal na Inglaterra, os britânicos disseram que a princípio a empresa ficou um pouco mais eficiente, porém os serviços encareceram substancialmente. O que demonstra que, monopólios privatizados, quase sempre vem acompanhados de aumentos de preços. É um preço a pagar para ter mais eficiência e menos exploração do estado.

Algumas empresas são estratégicas, nos EUA, o governo não abre mão da NASA, ou dos correios deles porque existe um motivo estratégico por trás disso que visa a segurança nacional, eleição e pagamento de benefícios governamentais.

No Brasil, uma privatização deve ser feita com mais cautela porque nosso mercado é muito fechado e pouco competitivo, diferente do mercado super dinâmico dos EUA. Além disso, Deus me livre aqueles chineses comprarem alguma estatal monopolista no Brasil como a Petrobrás, imagine ficar na mão daqueles caras? Cruzes.

Agora, pequenas empresas estatais que cumprem funções regionais, não vejo problema na privatização, se houver uma melhora na competitividade, melhor ainda.

Tudo é uma questão também de contexto. O que o governo não deve fazer é abrir mão totalmente das grandes empresas, quando privatizadas, o governo deve manter as Golden shares para evitar fuga de empresas do Brasil.
votei em Sou a favor da privatização
anônimo
08/11/2023 13h28
Só olhar as tragédias das barragens de mineração em MG e essa falta de energia em SP que já dura 5 dias... tudo resultado de privatizações.
votei em Não sou a favor da privatização
20/11/2023 19h53
Sou contra.
Olha o serviço de energia elétrica de SP após a privatização.
O brasileiro eh um bicho burro, o pobre de direita eh pior coisa que existe nesse país. Olha essa matéria:

O gás de cozinha privatizado do Amazonas eh o mais caro do País. E o besta aprova, enquanto o executivo da empresa privada da metendo a faca nesses burros, eles aplaudem.
Olha a comparação com gás produzido pela Petrobras, empresa Estatal:

A qualidade eh a mesma e o pangarés ainda defendem essa extorsão. São explorados e ainda ficam felizes:

votei em Não sou a favor da privatização
08/11/2023 12h31
A privatização é o básico necessário mas, para ter um efeito completo, deve vir acompanhada de total abertura de mercado e estímulo à concorrência ferrenha. Quanto mais concorrência, mais briga, melhor para o consumidor e para a economia em geral.

NÃO há absolutamente nada que justifique uma empresa estatal no campo econômico, seja ela qual for, no ramo que for. Só serve de balcão de negócios políticos e nada mais. Só são contra a privatização os parasitas que se beneficiam dela atualmente e os concurseiros que querem se tornar os anteriores.

Outra coisa: deveria haver uma lei que proíba a criação de estatais, sob pena de remoção imediata do cargo executivo a quem tentar.
votei em Sou a favor da privatização
20/11/2023 19h51
Já passou da hora, tá tudo sucateado e um bando de bunda mole sem fazer nada sugando o estado.
votei em Sou a favor da privatização
anônimo
08/11/2023 12h52
Sou favorável em alguns casos. Já fui mais extremista, mas durante a gestão de Temer-Bolsonaro as estatais deram lucro. Isso indica que basta não ser terraplanista econômico e corrupto que elas funcionam.

E quanto a "Função social", nada mais é que terraplanismo econômico. Se gera prejuízo e prejudica o coletivo (pagador de impostos) cumpre um deserviço social. Abrir o mercado sempre será mais vantajoso que manter empresa pública com prejuízo para o cidadão ordinário pagar.
votei em Sou a favor da privatização
08/11/2023 12h54
Dá maior parte delas. O estado não deveria ser responsável por produzir produtos e serviços oferecidos pelo mercado.
votei em Sou a favor da privatização
anônimo
08/11/2023 12h28
Sim, mas da maneira certa quebrando ela em várias outras e não privatizar para virar uma empresa privada dona de um monopólio
votei em Sou a favor da privatização
08/11/2023 12h29
Não é simplesmente um sim ou não, depende da empresa.
Acho que a Petrobrás por exemplo deveria ser uma estatal, mas tem muitas que dão prejuízo e só servem pra ser cabide de empregos, isso deveria ser privatizado, já que nunca deveria ter existido.
08/11/2023 13h47
Sim. Sou a favor de privatizar praticamente todas as empresas. Manteriam algumas poucas bem estratégias como a Casa da Moeda.
votei em Sou a favor da privatização
anônimo
13/06/2024 19h06
Não.
votei em Não sou a favor da privatização
13/06/2024 19h08
Depende. Se for que nem as bosta que fazem no Brasil, não. Quando deu merda em são Paulo, queriam tomar conta da Enel.

Privatização só é bom quando eh monopólio e vai abrir o mercado