No geral sim, mas isso deve ser feito com atenção e cautela, principalmente quando estamos falando de monopólios. O governo abrir mão de monopólios para a iniciativa privada não vai mudar nada, a vida das pessoas continuarão a mesma, talvez o serviço fique um pouco mais eficiente (talvez), mas o caixa da empresa deve melhorar, porém, os preços do serviço devem encarecer, já que a empresa, agora, fica vulnerável as flutuações de mercado como qualquer uma outra. Para os preços diminuírem, seria inteligente a abertura do mercado, reduzir tributos e burocracia e criar um mercado mais competitivo, o que infelizmente não existe no Brasil, por isso, muitas vezes a privatização vem acompanhado de aumentos de preços.
Quando foi privatizado o serviço postal na Inglaterra, os britânicos disseram que a princípio a empresa ficou um pouco mais eficiente, porém os serviços encareceram substancialmente. O que demonstra que, monopólios privatizados, quase sempre vem acompanhados de aumentos de preços. É um preço a pagar para ter mais eficiência e menos exploração do estado.
Algumas empresas são estratégicas, nos EUA, o governo não abre mão da NASA, ou dos correios deles porque existe um motivo estratégico por trás disso que visa a segurança nacional, eleição e pagamento de benefícios governamentais.
No Brasil, uma privatização deve ser feita com mais cautela porque nosso mercado é muito fechado e pouco competitivo, diferente do mercado super dinâmico dos EUA. Além disso, Deus me livre aqueles chineses comprarem alguma estatal monopolista no Brasil como a Petrobrás, imagine ficar na mão daqueles caras? Cruzes.
Agora, pequenas empresas estatais que cumprem funções regionais, não vejo problema na privatização, se houver uma melhora na competitividade, melhor ainda.
Tudo é uma questão também de contexto. O que o governo não deve fazer é abrir mão totalmente das grandes empresas, quando privatizadas, o governo deve manter as Golden shares para evitar fuga de empresas do Brasil.
votei em Sou a favor da privatização