Tenho uma irmã 10 anos mais nova. Ela é muito incompetente, ela tem 20 anos e não procura estudar, trabalhar, sempre foi muito DISPLICENTE em tudo na vida e isso me incomoda DEMAIS, ela mora com meus pais e não procura nem ajudar em casa.
Na minha infância e adolescência eu já trabalhava e estudava, ajudei meu pai a pagar a escola particular dela, coisa que eu não tive.
Eu queria que ela se importasse com as coisas, fosse uma pessoa determinada e trabalhadora, uma mulher que não dependesse de homem, mas do jeito que ela é fica impossível. A "sorte" dela é que é muito bonita e talvez isso ajude em algo, mas a custo do que, né?!

Sou um irmão ruim por isso?

eles perguntam
5 4
elas respondem
10/11/2023 00h29
Cara os jovens de hoje em dia são assim e tem 20 de idade mas na mente parece ter 15
eles pensam no aqui e agora,
tem pessoa q demora pra ser vê como adulto e ter responsabilidade,
vc amadureu logo por ter começado a trabalhar cedo,
talvez ela perceba o q vc fez com25 30 anos,
os filhos geralmente nao faz os que os pais quer imagine vc que não é o pai, é só o irmão
viva a sua vida mas vc pode dizer ajude em casa e tal
anônima
09/11/2023 15h08
Cuida da sua vida
anônima
09/11/2023 14h04
Deixa a mulher em paz ela deve ter depressão
09/11/2023 15h51
Não acho que seja um irmão ruim, é natural a gente se preocupar com aqueles que amamos. Se aproxime e tente orientá-la.
29/11/2023 13h52
Claro que não é um irmão ruim. Você só está tentando cuidar dela!
"Não falo muito com minha irmã", será que você e sua família acabam sendo negligentes com ela emocionalmente? não é uma crítica, é apenas uma reflexão. Muitas famílias dão o melhor financeiramente para o integrante da família, melhores roupas, melhores escolas, melhor alimentação etc por acharem que estão demonstrando amor. E estão (atos de serviço). Mas será que se tu conversasse mais com ela as coisas seriam diferentes? será que ela não está precisando de alguém que encaminhe ela, que passe valores e até mesmo dê limites? será que ela tem tudo isso de vocês? ou vocês acham que ela iria aprender a ter consciência de tudo isso sozinha? pode ser que tu não precisou de alguém pra lhe transmitir valores, mas não é porque tu não precisou que ela não precise, as pessoas são diferentes e necessitam de coisas diferentes.

Talvez ela só precise da atenção de vocês, de alguém pra conversar, pra fazer ela refletir, pra dar limites a ela. Saber o que ela pensa sobre estudos, sobre trabalho (no que ela gostaria de trabalhar), o que ela pensa pro futuro, quais são as dificuldades dela e as inseguranças também... e estar disposto a ajudá-la, a apoiá-la.
eles respondem
anônimo
09/11/2023 15h07
Você não é um irmão ruim por isso. Você não é obrigado a falar com ela.
Mas também não tem o direito de cobrar dívida dela. Ela não deve nada a você. Era uma criança quando você trabalhava e pagava a escola dela. Ela pode ter se tornado alguém que não orgulha você, mas ela também não tem o dever de dar orgulho a você. Esse não é o dever dela.
O dever dela como adulta é cuidar da própria vida. Se ela não cumpre esse dever, você tem o direito de se afastar e de cobrá-la por isso, mas apenas por isso.
09/11/2023 14h40
Vai cuidar da sua vida que tu ganha mais.
09/11/2023 14h13
Trabalhava na infância? Trabalho infantil? Caramba hein.
29/11/2023 13h50
A diferença de idade pode ter contribuído pra sua irmã ficar acomodada. Além dos pais naturalmente cuidarem dela, vc tb ajudou a cuidar dela. Se a diferença de idade fosse de 2 ou 3 anos, vcs teriam crescido juntos, trocando tapas e brigando pelos chocolates da casa. Isso com certeza a faria ser uma pessoa com mais disposição pra conseguir o que ela quer.