“— Não se esqueça do seguinte: o Brasil não gosta do sistema capitalista. Os congressistas, os jornalistas, os universitários não gostam do capitalismo. E no capitalismo têm horror aos bancos, ao sistema financeiro e aos especuladores. (…) Eles gostam do Estado, eles gostam de intervenção, de controle de câmbio, enfim, ser conservador é melhor do que liberal”.

eles perguntam
2 10
elas respondem
10/11/2023 08h53
O FHC é um baita dum comuna e faz a linha intelectual. E inclusive foi uma das mentes por trás da fundação do partido do senhor que está na presidência da república.
anônima
10/11/2023 09h00
Entendi não. Sou burrinha
eles respondem
10/11/2023 10h03
Fala isso e foi o maior entreguista que esse país já viu. Gosto muito do FHC sociólogo. O presidente foi uma decepção e a pá de cal na soberania nacional. Vendeu a Vale do Rio Doce pelo preço de 1 ano de lucro, tá doido. Para comparativo, vendeu a maior mineradora do mundo na época por menos que o RS vendeu a Companhia de Energia Elétrica. Petrobrás quase vira Petrobrax. E a desculpa que era pra conter a dívida se provou um migué do caraio, de 78bi quando assumiu entregou devendo 250.

Faltou a ele ler o próprio livro “Dependência e desenvolvimento na america latina”.

E a analise, na época, tava certa. Brasileiro queria é segurança e prato na mesa. Suponho que essa conversa seja no fim dos anos 90? Depois do horror da hiperinflação e o jornal anunciando todo dia um preço diferente do feijão é compreensível. Os padrões de consumo daquela geração mudaram.

Hoje que o jovem tá na pira de Primo Rico.
10/11/2023 10h05
FHC e outros são os comunistas mais capitalista que já existiu!
10/11/2023 11h11
Gostaria de entender mais disso pra dar uma boa opinião, sei que brasileiro adora mamar nas tetas do governo, isso é fato.
anônimo
10/11/2023 08h48
Concordo em número, gênero e grau
10/11/2023 04h09
Quando uma pessoa fala "capitalismo", geralmente acho que está falando sobre o tema de forma "vulgar", porque não existe nenhum autor "capitalista", mas sim, como ele falou, existe autor "liberal".
O problema principal é que maior parte das empresas de hoje em dia não é "liberal" na prática, o McDonald's, por exemplo, ou a Coca-Cola, a Visa, a Mastercard e outras, que para muitos são "símbolos do capitalismo" na realidade hoje em dia defendem muito mais controle estatal do que liberalismo, inclusive em pautas que não são de costume, são intensamente ligados a elites que fortalecem organizações como a Open Society, o Fórum Econômico Mundial ou outros, e seguem as agendas dessas organizações. O vendedor de barraquinha é refém das Big Tech para anunciar e tocar à frente seu negócio, e elas seguem a mesma linha.
E ser "conservador" é diretamente associado à ideia do anticomunismo, pois Marx bem coloca a "família" como elemento central na acumulação de capital, bem como outros elementos do conservadorismo, mas principalmente a família, que em essência é bastante liberal, visto que é uma das menores células soberanas e independentes que podem existir, e uma família bem consolidada jamais precisará recorrer a alguma ajuda vinda do Estado, muitos dos programas de aumento da intervenção estatal têm a ver com enfraquecer a família e o casamento para substituir pela creche, pela escola ou pelos "especialistas". A revolução cultural é bem documentada pela teoria da subversão de Yuri Bezmenov, e muito viva por meio de figuras como Saul Alinsky em empresas como Coca-Cola, McDonald's, Lacta e muitos outros afiliados.
O que é irônico é que FHC parece ser eleitoreiro nessa fala, parece que está falando em "conservadorismo" não para defender isso, mas sim para "conquistar voto", visto que fez parte da comissão trilateral, do clube de Roma e de várias outras organizações.
anônimo
10/11/2023 11h09
Esse corno esquerdista deveria ter privatizado tudo e o resto de estado que sobrasse
anônimo
10/11/2023 08h50
O que o brasileiro gosta não importa. A ciência econômica está aí, queira-se ou não. E ciência não é uma questão de preferência ou opinião, ela é o que é.
10/11/2023 11h02
Não. O Brasil adora o capitalismo, mas o socialismo para o outro.