Tipo Cingapura pais mais seguro do mundo e Suíça melhor idh do mundo ambos um dos países mais livres economicamente do mundo sua opinião

eles perguntam
2 6
elas respondem
11/11/2023 08h18
Claro que sim
11/11/2023 15h40
Com certeza sim.
eles respondem
11/11/2023 13h05
Com certeza SIM. Principalmente quando estamos falando de microeconomia. A liberdade econômica estimula a competitividade, a produção e variedade de bens e serviços, que resulta em mais consumo, emprego, renda e crescimento.

Porém, vale lembrar que, ao contrário do que alguns liberais brasileiros acreditam, a liberdade econômica depende de uma série de regras bem definidas pelo estado, não é exatamente a ausência do estado que vai criar um ambiente de liberdade econômica.

Para manter a liberdade econômica, o estado deve criar um ambiente que estimule a competitividade, dando igualdade entre as empresas para que elas possam competir, caso contrário, as maiores comem as menores e não há competitividade e nem liberdade. O investimento em infraestrutura também é essencial, China e EUA fazem isso muito bem. Sem uma mão de obra qualificada e abundante, também pode limitar o crescimento.

Países como Suíça, Singapura, EUA, Coreia do Sul e Cia... Compartilharam de semelhanças no ambiente empresarial como liberdade para fazer negócios, sistema regulatório eficiente e não sufocante como no Brasil, sistema tributário mais razoável, e sem tantas burocracias inúteis. Mas também são países que tem o histórico de investir pesado em infraestrutura e educação. O que eleva a qualidade dos trabalhadores e fomenta a competitividade.

A única parte que eu tenho certas ressalvas quanto a liberdade econômica é no que tange a macroeconomia, quando estamos diante de uma ameaça como a China ameaçando a comprar tudo. Nesse ponto, acho que o estado deve intervir, de modo inteligente e não burro, para proteger o país de influência externa e domínio econômico por parte desses países.

Um exemplo seria comprar partes de grandes empresas brasileiras para que elas não possam sair daqui para outros e não vender grandes estatais para empresários chineses e americanos.

Temos que fazer negócios com o mundo todo, mas sempre protegendo e priorizando os nossos na medida do possível.
11/11/2023 07h20
Sim isso é um fato.
anônimo
11/11/2023 07h29
Liberdade econômica e idh andam juntos. As primeiras posições de ambas as listas são muito parecidas. Não parece coincidência, certo!?
anônimo
11/11/2023 13h49
Com certeza. Inclusive, se eu conseguisse emprego em Singapura faria uma viagem só de ida.
11/11/2023 15h34
Eu acho isso.
11/11/2023 15h35
Com certeza, é a liberdade pra todo mundo ganhar seu próprio dinheiro sendo livre pra movimentar a economia.