O que acham justo quanto à festa de casamento: o casal dividir as despesas igualmente, ou seja, 50%-50% (metade pra cada) independente do número de pessas que cada um dos dois vai convidar OOOU dividir proporcional ao número de convidados que cada um terá (exemplo, se um terá 65 dos 100 convidados, paga 65% do valor) ?
.
Outra questão.
Se um dos dois não quiser festa por motivos financeiros, mas o outro fizer MUITA questão que tenha... É justo que ele/ela pague sozinho então ? Já que o outro não pode arcar...

elas perguntam
9 8
eles respondem
13/11/2023 18h26
Acho isso muito nada a ver. Que quem ganha mais pode assumir a responsabilidade de arcar com pelo menos a maior parte dos gastos. Se os 2 ganham a mesma coisa, divide igualmente. Mas em relação ao número de convidados acho nada a ver, a menos que os 2 queiram convidar muitas pessoas, não tem motivo para correlacionar o valor da despesa ao número de convidados escolhidos. Isso é resolvido com conversa e planjeamento, já que a festa é para o casal.
"Se um dos dois não quiser festa por motivos financeiros, mas o outro fizer MUITA questão que tenha... É justo que ele/ela pague sozinho então?"
-Sim, inclusive é isso que eu vou fazer com a minha festa de casamento. Não vejo problema nenhum, é tudo questão de planejamento.
13/11/2023 16h54
Conversa com o seu noivo e ve a melhor opção para os 2
anônimo
13/11/2023 18h17
Não faria festa de casamento, ia pegar a grana e viajar a 2.
13/11/2023 18h16
Acho escroto.
13/11/2023 17h30
Quem vai decidir oq é mais justo é o cônjuge.
13/11/2023 17h23
Eu com certeza não vou fazer festa de casamento, acho que é um gasto de dinheiro, e não acho que uma cerimônia seja necessário para provar algo para as outras pessoas.
Mas independentemente disso, se eu fizesse festa de casamento, inicialmente, seria necessário pensar nos custos dessa festa, e se for muito cara, acho que o justo seria que as pessoas pagassem de acordo com aquilo que elas ganham. Como eu ganho mais que a minha mulher, não acharia injusto que eu cobrisse uma maior proporção dos gastos, apesar de que eu me sentiria como se estivesse jogando dinheiro no lixo, com fogos, copos descartáveis e outras coisas que não irão mais existir ou gerar algum benefício para mim ou para a minha esposa a longo prazo. Acho que gastar com festa acaba sendo um desperdício de dinheiro, minha mulher também concorda com isso.
anônimo
13/11/2023 17h17
Cara, se não tem a união pra tudo, se é pra ser uma disputa de quem paga mais ou menos, pra que casar? Sério mesmo?
13/11/2023 17h15
Está com este pensamento antes de casar? A conta é dos dois, não tem essa de este é o meu dinheiro este é o seu dinheiro. Decidam o que é melhor para vocês, quem vai pagar o que, tanto faz.
elas respondem
13/11/2023 17h01
Depois que fiquei mais velha e percebi que dinheiro não nasce em árvore, decidi que o melhor é casar numa capela só os noivos e investir toda grana numa casa boa e uma lua-de-mel maravilhosa.
anônima
13/11/2023 16h55
Não faça festa. Daqui pra frente casamento acaba em no máximo 13 anos.
anônima
13/11/2023 18h17
Tem q ser tudo mesmo, querendo ou não a mulher vai pagar mais, o vestido é mais caro, tem a maquiagem e etc então se incluir isso aí sim é 50 cada. Acho justo
13/11/2023 17h41
Quanto à primeira pergunta, acredito que a decisão deve ser tomada em conjunto, com base no que parece mais justo para ambos. Algumas pessoas podem achar que dividir as despesas igualmente é a maneira mais justa, enquanto outras podem achar que pagar proporcionalmente ao número de convidados faz mais sentido. O importante é que ambos estejam de acordo com a decisão.
Em relação à segunda pergunta, acho que se um dos dois realmente quer a festa e o outro não pode contribuir financeiramente, seria justo que a pessoa que quer a festa assuma a maior parte ou todas as despesas.
anônima
13/11/2023 17h36
meio a meio
13/11/2023 17h35
O número de convidados precisa se realinhado, meio a meio.

Sobre um não querer festa e o outro querer, precisam entram num acordo.
A festa casamento só existe se ambos quiserem. E os dois pagam.
13/11/2023 17h34
Quer um conselho? Convidem poucas pessoas, não tenham muitos gastos, deixe um valor para vocês terem a lua de mel, viajar, aproveitar juntos.
13/11/2023 17h00
Acho que o casal conversa e decide.