eles respondem
Porque essa a mão de obra não é mais o foco da vida moderna. Filho hoje é despesa, a vida está muito cara.
Imagina você morar na roça e ter 12 filhos pra ajudar a plantar, cuidar dos bichos, casa. Era uma maravilha. A comida vinha da terra boa parte, então havia fartura. E a televisão de antigamente era foder.
Sem falar que praticamente não existia método anticoncepcional. Então era um filho por ano.
Filhos são problemáticos.
Não os culpo.
Mundo caótico e tudo muito caro. Vai ter um filho e tentar comprar um imóvel pra ver se você consegue.
Eu não tenho nem escolha de ter, nunca vou beijar mesmo.
Só vale a pena se tiver uma vida muito bem estruturada.
Porque não quer assumir responsabilidades todos os dias. Cuidar de filhos não é uma coisa bem simples.
Antigamente, os casais tinham 12, 15 filhos, os mais velhos ajudavam a cuidar dos mais novos e quando esses mais velhos iam ter filhos, já tinham toda a manha e conhecimento para isso, enquanto os pais trabalhavam e traziam dinheiro e comida para casa. Os mais novos, quando cresciam, ajudavam a cuidar de seus sobrinhos, filhos dos seus irmãos mais velhos e também adquiriram experiência com isso. Dava tudo certo, uma maioria de pessoas bem criadas e bem encaminhadas na vida.
De repente, as famílias pararam de ter filhos numerosos, perderam a prática e hoje não tem mais uma mãe que não recorra a terceiros fora de casa (geralmente avós e até bisavós da criança) para cuidar de apenas um ou dois filhos.
Realmente, dá trabalho, custa caro. Eu já fiz minha singela contribuição para a continuação da espécie e está bom assim...
colocar no mundo pra sofrer?
Para não transmitir o legado da nossa miséria.
Não passar os genes fracos.
Eu vejo isso como um evento mais anterior a geração Z. Vejo como um entendimento amadurecido e "desencantado" do mundo.
Eu não sei se sou geração z ou y ou sei lá o que, mas eu não quero filhos. O motivo é pq eu prefiro dedicar meu tempo pra mim ao envés de cuidar de outra pessoa.
Faça essa pergunta a si mesma e então terás a resposta.
Vejo um monte de pessoas se tornando pais,não acho que a maioria seja assim,apenas alguns poucos
Como já disseram, isso já é uma tendência de mais de uma geração. É porque o mundo evoluiu nesses últimos 200 anos de uma forma que tornou a criação dos filhos muito trabalhosa e arriscada e ninguém quer ferrar com a vida dos filhos porque não teve condições de criar. Conforme o ser humano vai tendo uma vida mais artificial, mais difícil vai ficar.
filho pra que?
viver hoje em dia está caro, eu ganho quase 10 pau por mes, e acho pouco pra viver uma vida mediana, com filho, puta merda, iria ficar ser muito pior
talvez quem sabe com 40 50 anos pensar nisso, mas por agora nem ferrando